[weglot_switcher]

Comunistas querem apoio aos produtores madeirenses de citrinos

O grupo parlamentar do PCP entregou na Assembleia da Madeira um projeto de resolução, através do qual solicita que sejam garantidos apoios aos produtores de citrinos da Região.
15 Março 2017, 12h56

Recordam os comunistas que há vinte anos atrás foi detetada na Madeira a presença de um inseto, de origem africana – observado pela primeira vez na Europa, em 1994, na ilha do Porto Santo – que originou uma importante praga agrícola, que viria a estar na origem do enverdecimento dos citrinos (Citrus greening).

“Não obstante o facto de não constituir qualquer risco para a saúde humana, foi uma epidemia das mais devastadoras, ao nível mundial, para os citrinos, dado que foi causada por uma bactéria altamente destrutiva, para a qual não há tratamento”, sustenta o PCP. Lembram os comunistas as condições climatéricas da Madeira (quentes e húmidas) as quais propiciam o desenvolvimento da bactéria.

A iniciativa dos comunistas recomenda ao Governo Regional “que seja definido, com carácter de urgência, para a Madeira um programa de apoios aos produtores de citrinos e que sejam disponibilizados meios financeiros, materiais e técnico-operativos, necessários a compensar os produtores de citrinos pelas quebras na produção e pela redução dos seus rendimentos previstos, em virtude da “praga dos citrinos”.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.