O “Concerto Pela Paz”, um evento solidário que teve como objetivo apoiar os refugiados da Ucrânia, e que se realizou no Teatro Municipal Baltazar Dias, arrecadou 3.220 euros.
O concerto resultou de uma parceria do Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, Eng. Luiz Peter Clode em coprodução com a Câmara Municipal do Funchal e o Teatro Municipal Baltazar Dias.
O presidente da Câmara Municipal do Funchal, Pedro Calado, agradeceu a presença dos espetadores, e salientou a importância do “gesto nobre e de grande solidariedade de assistirem ao concerto, contribuindo, assim, financeiramente, para ajudar o povo ucraniano. Desde a primeira hora que nos associamos a esta causa sempre pela paz e a procurar ajudar a Associação de Ucranianos”.
O concerto pretendeu também apelar a paz entre as nações, apoiando, em simultâneo, as pessoas que foram forçadas a fugir do seu país e que neste momento enfrentam inúmeras dificuldades. Com a verba angariada pretende-se “enviar alguns fundos e meios de sobrevivência para os refugiados”.
O “Concerto pela Paz” teve como protagonistas a Orquestra Académica do Conservatório, dirigida pelo professor e maestro Francisco Loreto e por Carla Moniz (soprano) e Alberto Sousa (tenor).