A Autoridade da Concorrência (AdC) informou esta sexta-feira que acusou a cadeias de supermercados Modelo Continente, Pingo Doce, Auchan e o fornecedor de bebidas alcoólicas Active Brands de concertarem os preços praticados ao consumidor nas superfícies comerciais.
As retalhistas terão utilizado o relacionamento comercial com a Active Brands – do grupo Gestvinus e até então fornecedora das marcas Licor Beirão e Porto Velhotes – para alinharem os preços de venda ao público (PVP) dos principais produtos deste último, em prejuízo dos consumidores, segundo a AdC. Porém, entre os visados está inclusive um diretor da Active Brands, cuja identidade não foi revelada.
“A confirmar-se, a conduta em causa é muito grave. Trata-se de uma prática de hub-and-spoke em que as cadeias de distribuição recorrem a contactos bilaterais com o fornecedor para garantir, através deste, que todos praticam o mesmo PVP no mercado retalhista. Esta é uma prática que prejudica os consumidores, privando-os da opção de escolha pelo preço dos produtos que compram na grande distribuição”, destaca a autoridade.
A entidade liderada por Margarida Matos Rosa explica que estas situações ocorreram entre 2008 e 2017, sendo que a acusação faz parte do terceiro conjunto de casos de hub-and-spoke investigados em Portugal. Ou seja, quando há um acordo ou partilha de informação prévia entre concorrentes por via de uma outra empresa ‘base’.
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