[weglot_switcher]

Concurso para novos comboios da CP com quatro meses de atraso

O presidente da CP garantiu no Parlamento, a 4 de setembro, que podia avançar com o concurso para a compra de comboios no dia a seguir ao Governo autorizar. O Conselho de Ministros deu luz verde ao investimento a 6 de setembro, mas nada aconteceu.
  • Cristina Bernardo
21 Dezembro 2018, 07h49

É um assunto incómodo, para o qual os diversos responsáveis não dão explicações. Apesar de o Governo já ter autorizado, em Conselho de Ministros, no passado dia 6 de setembro, a administração da CP a lançar um concurso público internacional para a aquisição de material circulante, nada ocorreu nos três meses e meio que passaram, sabendo o Jornal Económico que esse procedimento já não vai ser lançado este ano, tendo resvalado para 2019.

Questionado sobre as razões desta misteriosa ausência de decisão por parte da transportadora ferroviária nacional, fonte oficial do Ministério do Planeamento e das Infraestruturas, que tutela a empresa, rejeitou qualquer explicação, avançando apenas que o referido concurso para a aquisição de novos comboios para a CP será “lançado na primeira semana de janeiro”. A confirmar-se, o concurso será lançado quatro meses depois de o Governo o ter autorizado. Igualmente questionada sobre a razão de ser deste atraso, a CP respondeu que tomou nota das questões colocadas pelo Jornal Económico, remetendo esclarecimentos sobre o assunto para “quando houver informação a divulgar sobre o tema”.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.