Concursos de obras públicas caem 19% até junho e somam 1.775 milhões, diz AICCOPN

O montante dos concursos de empreitadas de obras públicas promovidos no primeiro semestre recuou 19% em termos homólogos, para 1.775 milhões de euros, refletindo a falta de Orçamento do Estado no início do ano, informou a AICCOPN.

O montante dos concursos de empreitadas de obras públicas promovidos no primeiro semestre recuou 19% em termos homólogos, para 1.775 milhões de euros, refletindo a falta de Orçamento do Estado no início do ano, informou a AICCOPN.

Segundo o mais recente Barómetro das Obras Públicas da Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN), “no primeiro semestre de 2022, o volume de concursos de empreitadas de obras públicas promovidos atingiu os 1.775 milhões de euros, ou seja, menos 19% que o apurado no semestre homólogo de 2021, refletindo, em grande medida, o impacto da ausência do Orçamento de Estado para 2022, o qual só entrou em vigor no passado dia 28 de junho”.

De igual modo, nos primeiros seis meses deste ano foram celebrados e registados no Portal Base contratos de empreitadas de obras públicas num total de apenas 1.045 milhões de euros, valor que é 51% inferior ao apurado para o período homólogo de 2021.

Por modalidades, os contratos de empreitadas celebrados no âmbito de concursos públicos totalizaram, no semestre, 799 milhões de euros, menos 51% em termos homólogos, enquanto os contratos celebrados nas modalidades de ajustes diretos e consultas prévias atingiram 194 milhões de euros, menos 40% face ao primeiro semestre de 2021.

Recomendadas

Preços das importações crescem mais do que as das exportações e agravam perda dos termos de troca de Portugal

Os preços implícitos das importações subiram 26%, enquanto os das exportações aumentaram 18,6%. Resultado? Agravou-se a perda dos termos de troca de Portugal, o que vem acontecendo há vários meses, sobretudo, por efeito da crise energética.

Seca contribuiu para a segunda pior campanha de cereais de inverno dos últimos 105 anos

Além dos cereais, também a produção de batata, macieiras e pereiras foram especialmente afetados pela seca no país.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quinta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta quinta-feira.
Comentários