Concursos para obras públicas registam uma recuperação de 33%

O montante total do lançamento de anúncios para concursos de obras públicas até novembro, ascende a 1.492 milhões de euros, valor que é 33% superior ao apurado em 2015.

Reuters

Segundo o Barómetro das Obras Públicas da AICCOPN – Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas, este valor recoloca os concursos públicos promovidos em níveis semelhantes aos 1.485 milhões apurados em 2014.

Apesar disso, em termos mensais, em novembro foram registados 144 milhões de euros em concursos promovidos, um valor que é inferior em 21 milhões ao apurado em outubro, mas é 88 milhões acima do registado no mês homólogo do ano passado.

Quanto aos contratos celebrados entre janeiro e novembro de 2016, o total resultante de concursos públicos, celebrados e reportados no Observatório das Obras Públicas ascende a 631 milhões de euros, mais 8% em termos homólogos.

De acordo com o relatório, este valor já supera os 627 milhões verificados em todo o ano de 2015, mas representa apenas 42% de todo o montante de concursos públicos anunciados este ano. Os contratos celebrados em resultado de Ajustes Diretos situam-se nos 481 milhões de euros, valor que é 17% acima do verificado em 2015. No seu conjunto, os contratos celebrados e reportados até final de novembro representam 1.202 milhões de euros, ou seja, 11% mais que o apurado em 2015.

Recomendadas

Teixeira Duarte passa de prejuízo a lucro de 3,6 milhões no primeiro semestre

A construtora Teixeira Duarte totalizou 3,6 milhões de euros de lucro no primeiro semestre, valor que compara com um prejuízo de aproximadamente 18,6 milhões de euros apurado em igual período do ano anterior, foi esta quinta-feira comunicado ao mercado.

Gonçalo Moura Martins defende que empresas portuguesas precisam de escala

O CEO da construtora falava num painel de empresários constituído por António Pires de Lima, CEO da Brisa, Jorge Rebelo de Almeida, presidente do Grupo Vila Galé, e Francisco Cary, administrador da Caixa Geral de Depósitos, sobre o atual contexto de crise.

Exportações portuguesas de metalurgia batem recorde mensal absoluto

As exportações portuguesas de metalurgia e metalomecânica atingiram em maio o recorde mensal absoluto de 2.135 milhões de euros, subindo 25% em termos homólogos e ultrapassando pela primeira vez os dois milhões, anunciou esta quinta-feira a associação setorial.
Comentários