[weglot_switcher]

Condenado do “Face Oculta” apresentou-se na cadeia de Évora mas foi recusada a sua prisão

Manuel Guiomar, um dos três arguidos condenados no processo “Face Oculta”, dirigiu-se hoje à cadeia de Évora, para começar a cumprir a pena de prisão, mas foi mandado embora em liberdade.
15 Janeiro 2019, 17h44

Manuel Guiomar, ex-funcionário da Refer, é um dos três condenados no processo “Face Oculta”. Apresentou-se hoje no Estabelecimento Prisional de Évora (EPE), para começar a cumprir a respetiva pena de prisão, “mas passados uns minutos foi mandado embora em liberdade”, pois não se inscreve nos requisitos necessários para ser detido no EPE, destinado a elementos de forças de segurança ou políticos.

A advogada de Guiomar, Poliana Ribeiro, disse que a escolha do EPE deveu-se ao facto de o condenado ter familiares a residir naquela zona do país.

“O motivo também de virmos para aqui era também não só pelo tipo de processo que se trata, mas também pelo facto de o senhor ter familiares aqui em Évora. Assim sendo, vamos ver aquele que seja mais perto e mais adequado para o tipo de criminalidade que está em causa”, afirmou Ribeiro.

A advogada disse também que Guiomar deverá apresentar-se entretanto noutro estabelecimento prisional. “Hoje já não se irá apresentar, irá fazê-lo nos próximos dias. Talvez em Castelo Branco”, revelou.

“Gostava de ficar aqui na minha área de residência mas leis são as leis e são os homens que decidem as leis, umas vezes mal, outras vezes bem, não vou discutir isso e, por isso, há que aceitar”, declarou por seu lado Guiomar, à saída do EPE.

No âmbito do processo “Face Oculta”, Guiomar foi condenado a seis anos e meio de prisão efetiva, pelos crimes de corrupção e de burla.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.