A Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal (CONFAGRI) convocou uma reunião extraordinária do Conselho Geral para dia 13 de janeiro em Viseu, é esperada a presença da ministra da Agricultura na sessão de encerramento.
A reunião tem como tema central um debate sobre a difícil situação que se vive no sector agrícola e as várias preocupações face à operacionalização do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC), que entrou em vigor dia 1 de janeiro deste ano e estende-se até 2027.
O conselho geral da CONFAGRI integra representantes de todas as federações associadas e personalidades de mérito dentro do sector agrícola. No programa da reunião é esperada a presença do ex-ministro da Agricultura, Arlindo Cunha, do presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas e da ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes.
O PEPAC é uma medida que estabelece que cada Estado-membro da União Europeia (EU) apresente um plano estratégico único, sendo considerado um instrumento essencial para a promoção do investimento e do rejuvenescimento do sector agrícola, contribuindo para a transição climática e digital. O plano português foi aprovado pela Comissão Europeia em agosto e envolve um investimento no valor de 6.713 milhões de euros.
Maria do Céu Antunes prepara-se também para ser ouvida numa audiência parlamentar sobre a polémica em volta da ex-secretária de Estado da Agricultura Carla Alves.