CONFAGRI agenda reunião para discutir situação do sector agrícola

A aplicação do PEPAC é um dos temas em destaque na discussão. A reunião conta com a presença da ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes.

A Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal (CONFAGRI) convocou uma reunião extraordinária do Conselho Geral para dia 13 de janeiro em Viseu, é esperada a presença da ministra da Agricultura na sessão de encerramento.

A reunião tem como tema central um debate sobre a difícil situação que se vive no sector agrícola e as várias preocupações face à operacionalização do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC), que entrou em vigor dia 1 de janeiro deste ano e estende-se até 2027.

O conselho geral da CONFAGRI integra representantes de todas as federações associadas e personalidades de mérito dentro do sector agrícola. No programa da reunião é esperada a presença do ex-ministro da Agricultura, Arlindo Cunha, do presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas e da ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes.

O PEPAC é uma medida que estabelece que cada Estado-membro da União Europeia (EU) apresente um plano estratégico único, sendo considerado um instrumento essencial para a promoção do investimento e do rejuvenescimento do sector agrícola, contribuindo para a transição climática e digital. O plano português foi aprovado pela Comissão Europeia em agosto e envolve um investimento no valor de 6.713 milhões de euros.

Maria do Céu Antunes prepara-se também para ser ouvida numa audiência parlamentar sobre a polémica em volta da ex-secretária de Estado da Agricultura Carla Alves.

Relacionadas

Parlamento aprova audição da ministra da Agricultura

O parlamento aprovou hoje a audição da ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, depois da polémica envolvendo a ex-secretária de Estado da Agricultura Carla Alves, que se demitiu depois da notícia do arresto de várias contas bancárias.
Recomendadas

Confagri quer custos energéticos equiparados ao mercado ibérico

A Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal defende que “tempos excecionais exigem medidas excecionais” e volta a pedir a isenção do IVA para os bens alimentares para minimizar os impactos da inflação.

Gestora de investimentos SLM Partners compra dois terrenos agrícolas no Alentejo

Em conjunto, os dois terrenos ocupam uma área de 263 hectares e estão localizados em Odivelas, Ferreira do Alentejo, e em Montoito, no Redondo. A SLM Partners pretende gerir uma carteira de 250 milhões de euros.

Presidente distingue Confederação Nacional da Agricultura e alerta para falta de coesão nacional

Marcelo Rebelo de Sousa, que encerrou a sessão de comemoração dos 45 anos da CNA, na Escola Superior Agrária de Coimbra, justificou a entrega da distinção como agradecimento pelo trabalho que a CNA “tem feito pela agricultura portuguesa”.
Comentários