[weglot_switcher]

Confagri defende que é altura de repensar o Pacto Ecológico e a Estratégia do Prado ao Prato

A confederação de agricultores tem agendada para a próxima segunda-feira, dia 14 de março, uma reunião com a ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, tendo a situação da seca em Portugal e o ponto da situação sobre a Ucrânia como os temas da agenda.
11 Março 2022, 17h24

A Confagri – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola defende que o Ministério da Agricultura deve repensar o Pacto Ecológico e a Estratégia do Prado ao Prato.

A propósito da reunião que a Confagri tem agendada para a próxima segunda-feira, dia 14 de março, com a ministra da Agricultura, o presidente da confederação, Manuel dos Santos Gomes, advoga que “o Pacto Ecológico e a Estratégia do Prado ao Prato devem ser repensados, o Plano Estratégico para a Agricultura, a aplicar entre 2023 e 2027, deve ser ajustado, valorizando a produção nacional, que as medidas de cariz ambiental devem ser suspensas ou minoradas e que a PARCA – Plataforma de Acompanhamento das Relações na Cadeias Agroalimentar deve ser repensada e reequilibrada a distribuição das mais valias, com mecanismos que protejam a produção nacional e o rendimento dos produtores”.

“Estas são razões mais que suficientes para que o futuro Ministério da Agricultura venha a tutelar também as políticas públicas referentes à alimentação”, assinala o presidente da Confagri.

A reunião da próxima segunda-feira com Maria do Céu Antunes Lisboa, tem uma agenda com dois temas principais – a situação da seca em Portugal e o ponto de situação sobre a Ucrânia.

“A reunião realiza-se num período de grande complexidade económica e social com imprevisíveis consequências para a agricultura, para a produção nacional e para a economia das famílias portuguesas. Vivemos numa conjuntura condicionada por uma guerra em que os preços das matérias-primas, as cadeias de abastecimento, os combustíveis e os preços ao consumidor passam por um período inflacionado de controle indefinido”, refere um comunicado da Confagri.

De acordo com os responsáveis desta confederação de agricultores, “esta é a oportunidade para se repensar algumas políticas públicas e as estratégias que vêm sendo seguidas, nomeadamente as referentes à desvalorização da produção nacional, à fobia agro-ambientalista, à distribuição das mais-valias ao longo da cadeia agroalimentar, à origem das matérias-primas e da energia importadas”.

“A atual crise veio pôr a nu muitos dos estrangulamentos, equívocos e a necessidade de ajustamento e adequação de políticas públicas aplicáveis à agricultura europeia e nacional”, conclui o referido comunicado da Confagri.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.