[weglot_switcher]

Confiança das empresas alemãs desce em dezembro, contrariando expectativas

O Ifo divulgou esta terça-feira o Índice de Clima de Negócios da Alemanha: 117,2.
19 Dezembro 2017, 09h41

A confiança dos empresários alemães desceu ligeiramente em dezembro, contrariando as expectativas dos analistas, segundo o Institute for Economic Research (Ifo), que divulgou esta terça-feira o Índice de Clima de Negócios da Alemanha, fixando-o em 117,2.

Os analistas acreditavam que o índice de clima de negócios alemão, que avalia o atual clima empresarial do país e mede as expectativas para os próximos seis meses, alcançasse até 117,6 este mês.

Porém, o instituto adiantou, num relatório divulgado esta manhã, que o indicador do clima de negócios da Alemanha caiu 4 pontos percentuais para um 117,2, depois de ter registado 117,6 em novembro e de, antes, ter sido revisto em baixa para 117,5.

Na semana passada, o Bundesbank reviu em alta as previsões de crescimento da Alemanha para este ano para 2,6%, mais sete décimas, e para 2018, para 2,5%, mais oito décimas, respetivamente.

Para 2020, o banco central alemão prevê um crescimento de 1,5%. De acordo com a instituição financeira, a economia alemã está em “forte crescimento”. “Veremos um ritmo elevado sustentado não só no atual semestre de inverno, como prevemos que a economia alemã se expanda com força ao longo de 2018”, afirmou o presidente do Bundesbank, Jens Weidmann.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.