[weglot_switcher]

Confiança em Putin está no nível mais baixo em vinte anos

Confiança em presidente russo está em mínimos históricos.
24 Junho 2022, 12h30

Um estudo do Pew Research Center revela que a confiança política em Vladimir Putin caiu drasticamente nos últimos tempos, com 90% dos inquiridos a deixarem claro que confiam pouco no seu presidente, segundo o “Business Insider”.

Os dados em questão, que foram recolhidos entre fevereiro a maio, dizem respeito a questões sobre a Rússia, NATO e Putin.

No total, 23.484 adultos de 18 países, entre os EUA, Canadá, Espanha, Israel, Japão, e Austrália, foram consultados pelo Pew Research Center.

De acordo com o mesmo estudo, 78% das pessoas consultadas afirmou não ter qualquer confiança em que Putin irá lidar com os assuntos mundiais de forma responsável.

“Nas últimas duas décadas, as classificações de Putin têm vindo a baixar em muitos países”, referem os investigadores responsáveis pelo estudo, acrescentando que, este ano, “estes números atingiram mínimos históricos em todas as nações onde as tendências estão disponíveis, com declínios de dois dígitos na maioria desde o último ano do inquérito”.

De acordo com o “Insider”, a Malásia foi o único país a inverter a tendência, sendo que 59% dos seus inquiridos expressaram pelo menos alguma ou muita confiança em Putin.

Nos EUA, apenas 6% disseram confiar no líder russo para agir corretamente na cena política global.

Na Europa, a Grécia foi o país que exprimiu uma atitude mais positiva em relação a Putin, com 27% dos inquiridos a aprovar as suas ações .

Já a Polónia é o país europeu com mais opiniões desfavoráveis: 91%.

Apesar de o inquérito não ter incluído questões sobre a guerra na Ucrânia, o centro disse que a maioria das entrevistas foi conduzida após a invasão russa da Ucrânia ter começado.

Assim, de acordo com os especialistas, os resultados mostram como a guerra moldou a opinião pública.

Segundo o ‘think tank’ norte-americano, os europeus que apoiam os partidos populistas de direita do seu país tendem a favorecer Putin, não obstante a confiança no líder do Kremlin ter caído drasticamente entre estes grupos desde o ano passado.

Em 2021, o inquérito da Pew sobre o líder russo revelava que 74% das pessoas de 17 países não tinham muita confiança em Putin no que diz respeito à atuação na cena política global.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.