Confiança, Liderança e Crescimento. São as três palavras que utilizo para descrever o ano que findou, e que me enche de Orgulho, um sentimento que faz extravasar a minha felicidade, gerada por todos aquelas que me rodeiam e me presentearam com grandes conquistas em 2021.

Só há uma forma de moldar o comportamento humano, e essa é através da inspiração. Fui inspirado várias vezes ao longo do ano, influído por aqueles que todos os dias acreditam no amanhã e que procuraram novas soluções para desafios que ainda nem vislumbramos. Fui até mesmo bafejado pela dissensão, quem diria, que irrompeu pensamentos e posições até então desconhecidas.

Ao dia de hoje, é preciso ter humildade na aprendizagem, não estivéssemos nós
num mundo em constante mutação e que não aceita a estagnação intelectual e de pensamento.
Não há nada mais inclusivo do que o futuro, pois ele é de todos e pode ser inventado, construído. É esta a mensagem que procuro passar: todos podemos contribuir, positivamente, para o amanhã. No cume mediático da transição energética, é importante, não obstante, ter presente o trajeto que tem sido trilhado até aqui.

Falo na introdução de biocombustíveis nos combustíveis líquidos, nos combustíveis sintéticos, falo do aproveitamos das infraestruturas existentes, falo na diversificação das fontes de energia.

Imaginem o efeito vórtice, com várias linhas de correntes diferentes em torno de um só objetivo, o da transição energética. Neste efeito, as correntes não confluem, não atingem o centro, não são efetivas, não estão interligadas e esquecem-se de um elemento fulcral: a complementaridade.

É necessária uma díade na tecnologia e na ciência para atingirmos o desígnio que nos propusemos. No dicionário de língua portuguesa, “transição” é o “ato ou efeito de passar de um lugar, de um estado ou de um assunto para outro”, refere-se a uma “passagem que comporta uma transformação progressiva”. Enfatizo o progressivo, este desenvolvimento que deve ser graduado e ininterrupto, pois ele será decisivo na efetividade da transição energética.

Na alvorada de um novo ano, faço um balanço positivo dos nossos esforços para atingir esta complementaridade, progressividade e capacidade de oposição ao maniqueísmo energético, que nos dá Confiança para os novos e desconhecidos desafios no setor, e continuar o roteiro de Crescimento, com uma postura de Liderança proativa.
Mencionei acima os biocombustíveis.

Pois bem, em 2021, incorporamos 95.000 m3 de biocombustíveis nos combustíveis líquidos rodoviários, que permitiram reduzir 260 quilotoneladas de CO2. Impulsionamos a mobilidade elétrica, tanto no segmento particular com o recrudescimento da rede e a preparação para terminarmos 2022 com 100 pontos de carregamento para viaturas elétricas, como no segmento profissional, através da instalação do nosso primeiro e-hub, chave no processo de descarbonização das entregas na cidade de Lisboa.

Esta estratégia reveste-se de particular relevância na concretização da nossa missão – contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade –, e dá-nos Confiança para continuarmos a indagar novas soluções. Obrigado a todos que continuam a inventar o nosso roteiro, o amanhã.