A ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos confirmou hoje que a tarifas reguladas de eletricidade vão descer 2,6% a partir de 1 de julho para os clientes domésticos.
“Esta revisão excecional das tarifas em 2022, é fundamental para assegurar uma maior estabilidade tarifária face ao atual contexto de grande volatilidade dos mercados de energia e de nível de preços anormalmente elevados nos mercados grossistas de eletricidade”, segundo comunicado divulgado pela entidade liderada por Pedro Verdelho.
A medida vai permitir “mitigar os acréscimos na fatura dos consumidores, através de uma redução expressiva das tarifas de Acesso às Redes, que varia entre os – 68,4% em BTN e os -134,4% em MAT, entre 2022 e 2021”.
“Esta redução é justificada pela devolução antecipada aos consumidores de benefícios superiores aos inicialmente previstos no diferencial de custos com a produção em regime especial (PRE), com remuneração garantida, e com os Contratos de Aquisição de Energia (CAE), e bem como de receitas adicionais dos leilões de emissão de gases com efeito de estufa”, acrescenta o comunicado.