[weglot_switcher]

Conheça a equipa de Luís Montenegro no PSD

Está oficialmente escolhida a equipa do novo líder do PSD, Luís Montenegro, eleito esta tarde no 40.º congresso do partido, no Porto. Hugo Soares será secretário-geral, Rangel e Pinto Luz assumem vice-presidências e Moedas encabeça lista ao Conselho Nacional.
2 Julho 2022, 18h41

É já conhecida a equipa do novo líder do PSD, Luís Montenegro, eleito este sábado no 40.º congresso do partido, que decorre no Porto. Entre os nomes que constam da lista conhecida, destaca-se o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, que lidera a lista ao Conselho Nacional e Paulo Rangel e Miguel Pinto Luz, que assumem as vice-presidências.

Além destes, o antigo líder parlamentar da bancada social-democrata, Hugo Soares, será o novo secretário-geral do partido, sucedendo assim ao antigo ‘número 2’, José Silvano. Soares era até agora vice-presidente da bancada de Montenegro e acabou por substituir este na liderança parlamentar. Antes disso, foi líder da JSD, entre 2012 e 2014. O Movimento Acreditar, a plataforma de discussão que deverá desenvolver o programa eleitoral, passa a ser encabeçada por Pedro Reis, o ex-presidente da AICEP.

A equipa do novo líder do PSD conta ainda com a antiga ministra Maria Luís Albuquerque, que se junta a Moedas na lista para o Conselho Nacional e ainda Miguel Albuquerque, atual Presidente do Governo Regional da Madeira, que será o novo presidente da Mesa do Congresso.

Já no Conselho de Jurisdição Nacional, constam os nomes do ex-deputado e antigo vice-presidente do PSD, José Matos Correia. Para a Comissão Política Nacional, liderada pelos vice-presidentes Paulo Rangel e Miguel Pinto Luz, entram ainda a deputada Margarida Balseiro Lopes, António Leitão Amaro, Inês Ramalho e Paulo Cunha.

Fora da equipa não fica o ex-eurodeputado Carlos Coelho, que passa a liderar a academia de formação do PSD e Pedro Duarte, o ex-líder da JSD e ex-secretário de Estado da Juventude, que assume a liderança do Conselho Estratégico Nacional. Já a coordenação das autárquicas cabe agora ao líder distrital de Viseu, Pedro Alves.

Ainda na sexta-feira tinha sido comunicado que Joaquim Miranda Sarmento vai substituir Paulo Mota Pinto na liderança da bancada parlamentar do PSD.

Sobre a equipa que deu a conhecer no Porto, Montenegro disse aos jornalistas, à chegada, que “não há ninguém no PSD que não esteja mobilizado e motivado para ajudar a direção do partido e a sua liderança” naquele que classifica ser um “grande desafio” para o PSD, que é “recuperar a confiança dos portugueses”. Além disso, o novo líder do PSD mostra-se focado em “dar a Portugal uma alternativa política de governo”.

Luís Montenegro sucede assim a Rui Rio na liderança do PSD. O antigo líder anunciou a sua saída em janeiro, aquando das eleições antecipadas que deram a maioria absoluta ao PS.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.