[weglot_switcher]

Conheça a importância da poupança em contexto de crise

É necessário que se perceba a importância de gerir o dinheiro no dia-a-dia e de estabelecer objetivos para o futuro, tentando incutir pequenos gestos que permitam ao consumidor e à família adquirir hábitos de poupança.
26 Janeiro 2022, 16h30

Com a crise provocada pela covid-19 e o aumento dos preços dos bens e serviços essenciais, as famílias portuguesas enfrentam neste momento grandes desafios que comprovam a importância e a necessidade de ter um fundo de emergência que lhes permita equilibrar as suas finanças pessoais.

Este fundo de emergência deverá corresponder a, pelo menos, 5 a 6 vezes o rendimento mensal da família de modo acautelar o impacto financeiro de uma diminuição de rendimentos provocada, por exemplo, por uma situação de desemprego ou de doença.

Para conseguir ter esta poupança é necessário alterar comportamentos, mas tal não é fácil. Vivemos numa sociedade de consumo em que o crédito (e o apelo à sua contratação) está presente um pouco por todo o lado, desvalorizando-se amiúde a importância da poupança.

Não é fácil inverter esta situação. É necessário que se perceba a importância de gerir o dinheiro no dia-a-dia e de estabelecer objetivos para o futuro, tentando incutir pequenos gestos que permitam ao consumidor e à família adquirir hábitos de poupança.

Experimente adotar comportamentos como:

  • Fazer mensalmente o orçamento familiar;
  • Avaliar as necessidades e os desejos;
  • Eliminar gastos supérfluos;
  • Reduzir as dívidas;
  • Estabelecer objetivos de poupança.

 

Saiba que é possível poupar mesmo em tempos de crise! As famílias conseguiram amealhar um pouco, à semelhança do que se verificou em crises anteriores, pois a incerteza quanto aos seus rendimentos futuros e a diminuição da despesa de consumo contribuíram para a criação de novos hábitos de consumo.

 

Conte com o nosso apoio.

 

Caso necessite de informação ou apoio jurídico, conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube!

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.