Conheça algumas das citações mais emblemáticas de Isabel II

“Declaro diante de todos vós que toda a minha vida, seja longa ou curta, será dedicada ao vosso serviço e ao serviço da nossa grande família imperial à qual todos pertencemos”, é uma das frases mais marcantes da rainha, que foi proferida no seu 21.º aniversário.

Num dia marcado pela despedida da rainha Isabel II, é altura de recordar algumas das citações mais notáveis desta monarca que liderou durante 70 anos e morreu aos 96.

Segue uma compilação de breves discursos selecionados pela “Reuters”, endereços e contribuições para documentários dados pela rainha:

“Declaro diante de todos vós que toda a minha vida, seja longa ou curta, será dedicada ao vosso serviço e ao serviço da nossa grande família imperial à qual todos pertencemos”, afirmou no seu discurso no seu 21.º aniversário, 21 de abril de 1947, transmitido pelo rádio da Cidade do Cabo.

“Eu estou comprometida ao vosso serviço, como muitos de vós estão comprometidos com o meu. Durante toda a minha vida e com todo o meu coração vou esforçar-me para ser digna da vossa confiança”, sublinhou no discurso no dia da coroação, 2 de junho de 1953.

“É inevitável que eu pareça uma figura bastante remota para muitos de vós, um sucessor para os reis e rainhas da história”, apontou num documentário.

“Eu não posso levá-los para a batalha. Eu não lhes atribuo leis ou administro justiça. Mas posso fazer outra coisa. Posso dar o meu coração e devoção a estas velhas ilhas e a todos os povos da nossa irmandade de nações”, disse primeira transmissão de Natal transmitida na TV em 1957.

“Quando a paz chegar, lembre-se que as crianças de hoje vão fazer do mundo do amanhã um lugar melhor e mais feliz. A minha irmã está ao meu lado e nós as duas vamos dizer-vos boa noite. Vamos, Margaret. Boa noite, crianças. Boa noite, e boa sorte para todos”, frisou na transmissão em tempo de guerra a irmã mais nova, princesa Margaret, 13 de outubro de 1940.

“1992 não é um ano em que olharei para trás com prazer não diluído. Nas palavras de um dos meus correspondentes mais simpáticos, acabou por ser um ‘annus horribilis’, sublinhou discurso na cidade de Londres, novembro de 1992 após um incêndio no Castelo de Windsor e o fracasso de três casamentos dos seus filhos.

Recomendadas

Rainha Isabel II morreu de “velhice”, aponta atestado de óbito

O certificado também identifica o local da morte da rainha como “Castelo Balmoral”, a sua “residência habitual”

🔴 Em direto. Acompanhe o último adeus a Isabel II

Decorrem as cerimónias fúnebras da monarca britânica, após dez dias de luto. Centenas de líderes mundiais marcam presença no funeral de Isabel II, que morreu no dia 9 de setembro, aos 96 anos. Acompanhe em direto.

Cerca de 500 líderes mundiais marcam presença no funeral da rainha Isabel II

Marcelo Rebelo de Sousa, Joe Biden, Emmanuel Macron e Ursula von der Leyen estão entre os líderes presentes no funeral da rainha.
Comentários