Conheça as sete frases de Warren Buffet que podem ajudá-lo a escolher o momento certo para investir

O diretor-executivo da Berkshire Hathaway não tem dúvidas de que é em momentos de incerteza e medo que surgem as melhores oportunidades para investir, mas avisa que nem todas as pessoas estão preparadas para dar este passo.

A atual crise económica mundial promete deixar milhões de famílias em dificuldades, um pouco por todo o mundo, com a possibilidade de recessão económica a ser discutida pelos grandes especialistas. Apesar de todo o contexto, nomes como o de Warren Buffet continuam associados à intenção de investir.

Neste âmbito, o diário espanhol “El Economista” reuniu sete frases do diretor-executivo da Berkshire Hathaway que retratam a sua posição e as suas opções nos mercados em períodos de incerteza, como é o que atravessamos.

  1. “Normalmente, fazemos as nossas melhores compras quando os receios sobre algum evento macro estavam no auge. O medo é inimigo dos que capricham, mas amigo dos fundamentalistas”. (1994)
  2. “Colocamos muito dinheiro para trabalhar durante o caos dos últimos dois anos. Tem sido um bom momento para os investidores: o clima de medo é seu melhor amigo. Quem investe apenas quando os comentadores estão otimistas acaba pagando o caro preço de uma tranquilidade sem sentido.” (2009)
  3. “Durante esses períodos assustadores, nunca se deve esquecer duas coisas: primeiro, o medo generalizado é seu amigo como investidor porque o ajuda a fazer compras baratas. Em segundo lugar, o medo pessoal é seu inimigo.” (2016)
  4. “As quedas do mercado podem ser úteis para o verdadeiro investidor se houver dinheiro disponível quando os preços estiverem longe dos valores. Um clima de medo é seu amigo quando se trata de investir; um mundo eufórico é seu inimigo.” (2013)
  5. “Embora os mercados sejam geralmente racionais, eles ocasionalmente fazem coisas malucas. Aproveitar as oportunidades oferecidas não requer grande inteligência, um diploma em economia ou uma familiaridade com a linguagem de Wall Street como alfa e beta.” (2017)
  6. “Algumas pessoas estão mais sujeitas ao medo do que outras. É como o vírus: ele ataca algumas pessoas com muito mais ferocidade do que outras. Algumas pessoas sabem lidar com isso psicologicamente. Se não sabes, então realmente não deves ter ações, porque vais comprar e vender na hora errada. (2020)
  7. “Doenças de medo e ganância sempre ocorrerão na comunidade de investimentos. O momento dessas epidemias será imprevisível. E as aberrações de mercado produzidas por elas serão igualmente imprevisíveis, tanto em duração quanto em grau.” (1986)
Recomendadas

PremiumAngola prepara-se para queda do petróleo após 2030

A transição energética deve diminuir o apetite global por petróleo, embora menos do que projetado, preveem analistas ouvidos pelo JE. Conversão para gás é um rumo, mas aposta nas renováveis e no agroalimentar é para aprofundar.

PremiumDepois da tempestade, vem a bonança

Fed mais hawkish não assusta investidores, à medida que os mercados superam a crise bancária.

Bolsa de Cabo Verde já colocou este ano 12,6 milhões euros em emissões

A Bolsa de Valores de Cabo Verde já emitiu em quase 25 anos de atividade quatro emissões bolsistas de municípios, as primeiras das quais em 2010, referentes à Praia e ao Sal.
Comentários