[weglot_switcher]

Organize o seu orçamento em 2022: siga estas cinco dicas para poupar no novo ano

É importante ter em conta que, além de todas as despesas que se acumularam com o natal e a passagem de ano, acrescentam-se ainda os aumentos devido à inflação, em setores como a restauração, energia ou telecomunicações, entre outros. Siga estas dicas e garanta uma maior eficácia orçamental para o ano novo.
14 Janeiro 2022, 08h00

Terminado o período festivo, janeiro é tendencialmente um mês de reflexão a propósito do planeamento do orçamento familiar para o novo ano. De forma a ajudá-lo(a) a organizar o seu orçamento no arranque de 2022, a Selectra elaborou cinco dicas que poderão fazer a diferença ao final de cada mês.

É importante ter em conta que, além de todas as despesas que se acumularam com o natal e a passagem de ano, acrescentam-se ainda os aumentos devido à inflação, nos setores da restauração, energia ou telecomunicações, entre outros.

Saiba quais são as cinco dicas reunidas pela Selectra, empresa especializada na comparação de tarifas, que sugerem métodos eficientes de organizar as suas finanças para este novo ano.

Tome nota de todas as receitas e despesas

Faça a comparação entre o seu salário líquido e as despesas mensais que já sabe que vai ter, como a renda da casa e faturas de energia e telecomunicações. Embora algumas despesas possam variar um pouco de valor, ao fazer este exercício terá uma perspetiva de qual o montante que terá disponível para planos adicionais ou ainda para depositar numa conta poupança, por exemplo.

Fixe limites máximos

Quanto dinheiro pode dispensar por semana para restauração ou programas culturais? Fixe um limite máximo para as suas despesas variáveis e programe os seus planos de modo a que consiga cumprir o orçamento estipulado.

Compare as suas faturas de energia e poupe até 150 euros

Há quanto tempo é que não analisa de forma detalhada as suas faturas de luz e gás? Se não se recorda da última vez que se dedicou a esta tarefa, talvez esteja na altura certa de o fazer. Isto porque muito provavelmente, os preços devem estar desatualizados e pode estar a pagar valores muito mais altos que os praticados atualmente no mercado. Segundo a Selectra, a mudança de comercializadora pode levá-lo a poupar até 150 euros por ano.

Coloque dinheiro à parte para alguma eventualidade

Já ouviu a expressão “no poupar é que está o ganho”? Pois bem, embora não seja fácil economizar todos os meses, é importante ter algum dinheiro de parte caso surja algum imprevisto. Um aparelho doméstico a precisar de arranjo não é o fim do mundo, mas caso não esteja a contar com essa despesa, pode ser um problema difícil de gerir.

Utilize aplicações de gestão de orçamento

Já existem aplicações de telemóvel que o ajudam a gerir corretamente o seu orçamento familiar. O Boonzi, por exemplo, é um software nacional que importa extratos de todos os bancos de modo a ajudá-lo a descobrir onde pode poupar. Mas existem muitos outros como o Money Wise que fazem a divisão das suas despesas por categorias e lhe apresentam resumos e gráficos sobre as suas caraterísticas de consumo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.