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Conheça os locais das quatro novas lojas que a Mercadona vai abrir em Portugal até ao fim deste ano

Paços de Ferreira, Campanhã, Águeda e Viana do Castelo são os alvos escolhidos pela Mercadona para abrir novos supermercados até ao final do ano e completar o plano operacional de 20 lojas ao fim de dois anos de presença em Portugal.
2 Setembro 2020, 18h00

A Mercadona vai abrir mais quatro supermercados em Portugal até ao final deste ano, continuando com o seu plano de expansão no nosso país. Os locais definidos são Paços de Ferreira e Campanhã, no distrito do Porto; uma loja em Águeda, no distrito de Aveiro; e a estreia em Viana do Castelo.

Ainda sem datas publicamente conhecidas de inauguração, com estas quatro novas aberturas, completa-se o objetivo traçado pelo grupo retalhista espanhol de ter 20 supermercados em operação em Portugal durante os primeiros dois anos de atividade no nosso país, aguardando-se agora detalhes sobre o plano de expansão do grupo para 2021 e anos seguintes, tendencialmente para sul.

Esta quarta-feira de manhã, dia 2 de setembro, a empresa abriu o seu novo supermercado, o 16º em Portugal, na Trofa, no distrito do Porto, na freguesia de São Martinho de Bougado. Sérgio Humberto, presidente da Câmara Municipal da Trofa; e Luís Paulo Sousa, presidente da Junta de Freguesia de Bougado (São Martinho e Santiago), marcaram presença na abertura do novo supermercado. Esta loja gerou 60 novos postos de trabalho, com contrato sem termo desde o primeiro dia, e conta com uma área de vendas de 1.900 metros quadrados e 140 lugares de estacionamento.

Recorde-se que a Mercadona assinalou no passado dia 2 de julho o primeiro aniversário da abertura do supermercado de Canidelo, Vila Nova de Gaia, o primeiro da cadeia em Portugal, três anos depois de ter anunciado a sua entrada no país.

“Com esta inauguração [em Vila Nova de Gaia], à qual se somaram nove lojas até ao final de 2019, localizadas nos distritos de Porto, Braga e Aveiro, a empresa tornou realidade o seu processo de internacionalização, anunciado em junho de 2016 e que se consolidou durantes estes quatro anos graças ao esforço de mais de 900 colaboradores e mais de 300 fornecedores portugueses, aos quais a empresa comprou 217 milhões de euros em 2019”, destaca a Mercadona, acrescentando que, “deste valor, 126 milhões de euros correspondem a fornecedores comerciais, sendo que 90% dos produtos comprados em Portugal são exportados para Espanha”.

Uma nota oficial assinala que, “em 2019, a Mercadona já tinha entrado no distrito do Porto, onde conta atualmente com dez lojas, em que se insere a da Trofa”.

“Este supermercado responde ao ‘Modelo de Loja Eficiente’ que a empresa está a implementar em toda a rede e conta com uma superfície de vendas de 1.900 metros quadrados e 140 lugares de estacionamento, com um horário de funcionamento das 9:00h às 21:30h, de segunda-feira a domingo”, adianta o referido comunicado.

Sérgio Humberto, presidente da Câmara Municipal da Trofa, considera que “a abertura da Mercadona na Trofa representa um investimento importante na dinamização da economia local, tendo possibilitado a requalificação de uma das entradas da nossa cidade, que está agora mais bonita e mais moderna, enquanto reforçou e diversificou a oferta numa área fundamental como a distribuição”.

“A abertura deste novo espaço permitiu a criação de emprego e vai, com toda a certeza, chamar novos consumidores ao nosso concelho, criando sinergias que vão impulsionar o restante comércio e empresas. Esta aposta da Mercadona é claramente uma situação vantajosa para todos, já que o investimento gera dinamismo económico, que tem como retorno mais desenvolvimento para o nosso concelho, que consequentemente impulsiona a melhoria das condições de vida da nossa população”, defendeu o autarca.

Por seu turno, Joana Ribeiro, diretora regional de Relações Externas Norte de Portugal da Mercadona, referiu que “a abertura da loja da Mercadona na Trofa representa um novo marco e vem dar continuidade à expansão que estamos a realizar no país”.

“Trata-se de uma grande oportunidade porque nos permite conhecer novos “chefes” (como chamamos os clientes) e partilhar com eles não só o nosso projeto como a qualidade dos nossos produtos e das nossas marcas. Esperamos que nos venham visitar e que se sintam confortáveis e seguros nas nossas lojas”, desejou esta responsável.

Segundo a Mercadona, esta nova loja da Trofa “caracteriza-se por ter corredores amplos e confortáveis, dispõe de uma entrada de vidro duplo que evita correntes de ar, lineares específicos de leite fresco e sumos refrigerados, mural de ‘sushi’, uma charcutaria com presunto ibérico cortado e embalado no momento, uma ilha central na perfumaria para maquilhagem e uma máquina de sumo de laranja espremido na hora”.

“Este modelo de ‘Loja Eficiente da Mercadona’ procura também oferecer um excelente serviço para facilitar o ato de compra dos clientes através de corredores amplos de frutas e legumes, e dois modelos de carrinhos, ergonómicos e leves, que não precisam de moeda. Destaca-se também o ‘Pronto a Comer’, que em Portugal apresenta 41 opções de pratos recém-cozinhados que os clientes podem levar para casa ou comer na própria loja, numa zona de refeições exclusiva para o efeito”, assegura o comunicado em questão.

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