Conheça seis dicas para poupar energia (e dinheiro) em casa neste inverno

Desde a utilização de eletrodomésticos ao uso do computador, tudo conta, pelo que são muitos os portugueses que procuram contribuir para um mundo mais sustentável.

Com o aproximar do inverno e a escalada dos preços da energia, torna-se cada vez mais importante tomar medidas para poupar nos gastos de energia. Desde a utilização de eletrodomésticos ao uso do computador, tudo conta, pelo que são muitos os portugueses que procuram contribuir para um mundo mais sustentável.

Neste âmbito, a Auchan divulgou seis importantes dicas para os consumidores gastarem menos energia nas suas casas e garantem que estas podem ajudar a poupar até 20% na fatura energética. Fique a conhecê-las:

  1. Desligar os equipamentos quando estes não estiverem a ser utilizados, já que, quando são deixados em standby, continuam a gastar energia. Esta decisão pode permitir reduzir até 10% no consumo, deixando o custo da fatura energética num valor mais em conta.
  2. Abrir das persianas e cortinas para conseguir aquecer a casa através da luz solar. À noite, as mesmas devem ficar fechadas, para reduzir a sensação de frio.
  3. Ainda sobre aquecer a casa, o ar condicionado consome mais do que qualquer outro equipamento em casa. Por esse motivo, deve ser limpo todos os meses, o que permitirá uma maior eficiência do aparelho, gastando menor quantidade de energia.
  4. Trocar o banho de imersão por um duche de entre cinco e 10 minutos permite reduzir entre 20% e 50% a quantidade água gasta e poupar cerca de 43 euros por ano na fatura. Outros gestos, tais como fechar a torneira ou utilizar água fria (ao invés de água quente) permitem poupar de forma expressiva este bem essencial.
  5. A utilização de luzes LED ganham importância pela sua maior eficiência e durabilidade, já que utilizam 75% menos energia para a mesma iluminação e o tempo de vida é 25 vezes superior às luzes habituais.
  6. Em locais exteriores, como pátios ou jardins, importa conseguir uma iluminação eficiente para economizar as contas, nomeadamente através de baterias recarregáveis e a utilização do calor e dos raios solares para recarregar durante o dia e proporcionar uma fonte de iluminação à noite.
Recomendadas

Evite o desperdício neste Natal. Conheça algumas dicas para um Natal mais sustentável e económico

Quanto aos embrulhos, os enfeites dos presentes, sugerimos que não rasgue o papel de embrulho e experimente estimá-lo e guardá-lo. Já pensou em optar por papel de jornais ou revistas para os embrulhos? Original e divertido.

Europ Assistance e Club Tek lançam seguro contra danos e roubo de telemóveis, tablets e computadores

A seguradora garante a reparação do equipamento em caso de danos acidentais (elétricos, danos por água, quebra de teclas, danos no ecrã). Se a reparação não for possível, o cliente tem direito à substituição do equipamento por outro novo com as mesmas características.

Sabia que as dívidas também prescrevem? Saiba mais sobre estes prazos

Relembramos que existem exceções na lei que podem alterar algum destes prazos. Por isso, o melhor será sempre o consumidor contactar primeiramente entidades que o possam ajudar e não deixar arrastar a situação. 
Comentários