O preço que o consumidor paga numa fatura de eletricidade é constituído por vários elementos:
O termo variável, o fixo e ainda eventualmente serviços adicionais, sendo que o primeiro varia em função do consumo de energia do consumidor e o segundo reflete um preço fixo diário correspondente à potência contratada por cada consumidor.
Cada um destes termos, inclui:
- A tarifa de acesso às redes, mais conhecida por (TAR), é paga por todos os consumidores, estejam eles no mercado livre ou no mercado regulado e é resultado da soma de várias tarifas distintas (de uso global de sistema, da utilização de rede de transportes, do operador logístico de mudança de comercializador, entre outras).
- Paga-se ainda a tarifa de energia e a tarifa de comercialização, que é fixada pela ERSE no mercado regulado e livremente fixada no regime de mercado liberalizado.
Já no que diz respeito aos serviços adicionais, é importante que o consumidor esteja atento, uma vez que, por vezes, o preço é pago de forma global, mas o contrato de prestação destes serviços é feito com outros prestadores que não os comercializadores de energia.
Por este motivo, é deve estar especialmente vigilante às condições contratuais e a eventuais períodos de fidelização associados.
O consumidor poderá ter de pagar ainda outros serviços, como é o caso do restabelecimento de energia, mas tudo dependerá da tua situação em concreto.
Pode contar com o apoio da DECO.
Informe-se e contacte o Gabinete de Proteção Financeira: 213 710 238 ou gas@deco.pt. Relate-nos o seu problema pela linha WhatsApp 966 449 110. Visite o nosso site DECO.PT e siga-nos nas páginas de Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin.