[weglot_switcher]

Conhece este número? 110. 500. 000

O número do dia está relacionado com o pintor norte-americano Jean-Michel Basquiat.
29 Maio 2017, 07h45

Um quadro de 1982 do pintor norte-americano Jean-Michel Basquiat foi vendido na semana passada por dia 110,5 milhões de dólares pela leiloeira Sotheby’s.
De acordo com o “The Wall Street Journal”, o mundo da arte ficou novamente fascinado com o empresário japonês, Yusaku Maezawa. É que Yusaku tinha já estabelecido o recorde para outra obra de Basquiat, levada a leilão o ano passado, pagando mais de 50 milhões de dólares pela obra de arte.
“É emocionante. Ele está a fazer algo nunca antes visto”, disse o chefe de arte contemporânea da Sotheby’s, Gregoire Billault. Foi através de uma publicação na rede social Instagram que o empresário japonês mostrou aos seus seguidores o seu novo quadro.
Basquiat, nascido em Brooklin, em Nova Iorque, tornou-se célebre poucos antes de morrer, quando integrou uma exposição coletiva – The Times Square Show – financiada por uma empresa denominada ‘Colab’. Um ano depois, o percurso profissional foi impulsionada mundialmente graças a uma crítica positiva escrita por René Ricard, um nome de destaque nos meios culturais da época.
Em 1982 passou a circular nos circuitos artísticos ao lado de especialistas como Julian Schnabel, David Salle e outros curadores, colecionadores de arte e estudiosos, visto como adeptos do ‘neo-expressionismo’. Jean-Michel Basquiat morreu em 1988, com 27 anos.
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.