[weglot_switcher]

Conhece este número? 17.000.000.000

O número do dia está relacionado com a indústria petrolífera do mar de Barents.
4 Maio 2017, 07h55

Enquanto a indústria petrolífera mundial tenta recuperar da maior queda da cotação em várias décadas, as autoridades norueguesas estão confiantes em novas descobertas. Companhias como a Lundin Petroleum AB, a OMV AG ou a estatal Statoil esperam bater os recordes de produção de petróleo até ao final deste ano.

O petróleo do mar de Barents, no Oceano Árctico, onde residem os maiores depósitos desta matéria-prima, começou a ser explorado nos anos 70. No entanto, há muito mais para explorar. Segundo o ministério do Petróleo e da Energia da Noruega, poderão existir mais 17 mil milhões de barris de petróleo e gás por descobrir.

Apesar disso, depois de uma análise realizada pelo líder do departamento de investigação do gabinete de estatísticas oficiais do país, Torbjorn Eika, o crescimento do fundo soberano e as receitas oriundas da exploração de petróleo não vão ser suficientes para manter, durante 2017, o mesmo ritmo de estímulos dos anos anteriores.

Ainda assim, o otimismo está patente. “Existe um ‘boom’ na exploração”, disse Ketil Holmgren, manager da Polarbase, empresa que presta apoio logístico às plataformas petrolíferas, citado pela Bloomberg. Holmgren recordou ainda que durante a crise da matéria-prima, nos anos 90, sobreviveu a vender salmão e material para a neve.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.