[weglot_switcher]

Conhece todas as moedas de 2 euros portuguesas?

Existem mais de 15 moedas diferentes de dois euros portuguesas em circulação, algumas das quais raras. Conheça-as aqui.
16 Fevereiro 2017, 15h01

Todos os anos são cunhadas moedas nos países aderentes à moeda única. Estas moedas são sempre semelhantes, tendo uma das faces diferente por país para identificar a Nação que as cunha. As faces destas moedas foram definidas no momento da entrada dos países na zona euro e têm regras apertadas para a sua mudança, sendo por isso raros os países que alteram estas moedas. Por exemplo a Bélgica alterou a sua moeda comum quando houve uma mudança de Rei no país.

Portugal por seu lado continua com a mesma face nas moedas comuns desde a entrada do país na zona euro.

Para além destas moedas que encontramos todos os dias nos trocos, existem as moedas comemorativas, mais difíceis ou impossíveis de encontrar nos trocos.

Desde 2003, os países da zona euro podem cunhar duas moedas comemorativas de dois euros, moedas estas que se distinguem das regulares por terem uma gravura diferente numa das faces. As gravuras destas moedas servem para celebrar um evento, um monumento ou uma ocasião especial do país.

Para comemorar acontecimentos comuns a todos os países da zona euro o BCE permite que seja cunhada uma moeda extra de dois euros com a face comum a todos os países, sendo apenas distinguida pela inscrição do nome do país. Até ao momento apenas quatro ocasiões foram motivo para cunhagem destas moedas extra. O 50.º aniversário do Tratado de Roma, 10.º aniversário da União Económica e Monetária, 10.º aniversário das notas e moedas de euro e o 30.º aniversário da bandeira da União Europeia.

Desde o nascimento da moeda única, Portugal já cunhou 17 moedas comemorativas de dois euros, algumas das quais suscitaram grande interesse para coleccionadores de todo o mundo devido à sua tiragem reduzida, sendo por isso praticamente impossíveis de encontrar nos trocos, estando apenas disponíveis em Fóruns, Feiras e Casas da especialidade.

Algumas destas moedas, pela sua escassez, chegam a valorizar algumas dezenas ou centenas de euros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.