O presidente russo parece desconhecer a verdadeira extensão dos ataques russos na Ucrânia, revela a “Reuters” citando um oficial dos Estados Unidos. De acordo com a publicação, os conselheiros de Vladimir Putin estão a esconder ao presidente russo o fracasso do conflito armado, o recuo e reagrupamento dos militares fora da Ucrânia e o verdeiro impacto económico sentido pelo país.

“Acreditamos que Putin está a ser mal informado pelos seus conselheiros sobre como a operação militar russa está a correr e como a economia russa está a ser incapacitada pelas sanções [do ocidente]”, indicou o oficial.

Para a fonte da “Reuters”, que preferiu não ser identificada, os conselheiros de Vladimir Putin estão a ocultar-lhe as informações propositadamente, uma vez que “têm demasiado medo para lhe dizer a verdade”.

Apesar de muitas forças russas terem sido forçadas a parar para se reagruparem e pensar novas estratégias, muitas cidades junto à fronteira com a Rússia continuam sob fortes atacas. Uma dessas cidades é Mariupol, que parece ser a única cidade fronteiriça do sul a impedir a conquista russa, uma vez que já tem o controlo da Crimeia desde 2014 e do Donbas desde fevereiro, tendo declarado as regiões como independentes nas vésperas da invasão.

Ao dia de ontem, e após uma nova ronda de negociações na Turquia, a Rússia admitia reduzir as operações em Kiev e em Chernihiv, algo que considera um sinal de paz e de criação de confiança para com os ucranianos. No entanto, nunca existiu cessar-fogo em Chernihiv e a cidade foi bombardeada durante toda a noite.