[weglot_switcher]

Conselho da UE chega a acordo formal sobre Mecanismo de Recuperação e Resiliência

O plano terá agora de ser votado pelo Parlamento Europeu, onde se antevê um processo mais demorado e trabalhoso, depois da posição do Conselho da União Europeia ter sido conhecida esta sexta-feira.
9 Outubro 2020, 20h11

O Conselho da União Europeia acordou a sua posição formal relativamente ao Mecanismo de Recuperação e Resiliência, depois da aprovação no passado dia 6 pelos ministros das finanças dos vários estados-membros, comunicou esta sexta-feira o órgão europeu.

O envelope de 672,5 mil milhões de euros é visto como a peça central da estratégia de recuperação económica europeia desenhada no NextGenerationEU. Os líderes europeus esperam, com este mecanismo, conseguir fazer frente às dificuldades económicas e sociais geradas pela pandemia, contribuindo para uma maior coesão no bloco. Isso mesmo manifestou Olaf Schulz, ministro das finanças alemão.

“O Mecanismo de Recuperação e Resiliência é uma ferramenta poderosa para enfrentar o impacto sem precedentes da crise de Covid-19. É o principal instrumento do pacote de recuperação de 750 mil milhões de euros e ajudará a Europa a emergir da crise mais forte, mais amiga do ambiente, mais digital e mais unida”, afirmou Schulz.

O Conselho da UE sublinha ainda que a aprovação do pacote terá de ser negociada com o Parlamento, que ainda não votou o plano. Schulz acrescentou ainda que “não há tempo a perder”, exortando os eurodeputados a aprovar as medidas o mais cedo possível, de forma a garantir apoio aos estados membros já no próximo ano.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.