O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou a instauração de um processo disciplinar à Benfica SAD relacionado com notícias que ligam esta entidade a um megaprocesso de corrupção que estará a ser investigado.
Em comunicado, este órgão ligado ao organismo que tutela o futebol português anunciou que este processo foi deliberado a 10 de janeiro deste ano e que surge “na sequência de notícias divulgadas na comunicação social, na medida em que a factualidade agora conhecida possa ser diversa daquela apreciada em outros procedimentos disciplinares”.
Lê-se também que o processo enviado a 12 de janeiro para a Comissão de Instrutores da Liga Portuguesa de Futebol Profissional.
A Benfica SAD confirmou a 9 de janeiro, em comunicado divulgado pela CMVM, que esta entidade assim como atuais e antigos membros do Conselho de Administração da SAD dos “encarnados” foram constituídos arguidos no âmbito de um processo que está em segredo de justiça.
Detalha a sociedade que gere o futebol dos “encarnados” que foram constituídos arguidos “membros que integraram o seu Conselho de Administração no mandato 2016 a 2020” e que “se encontram atualmente em funções”.
Este órgão manifestou ainda a sua total “disponibilidade e abertura” no sentido de “colaborar com as entidades competentes”.
O canal de notícias “CNN Portugal” avançou que está em causa um megaprocesso de corrupção desportiva que poderá evitar que alguns crimes que estão ser investigados fiquem prescritos.