Conselho de Segurança da ONU renova regime de sanções à Somália por mais um ano

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) renovou hoje o regime de sanções à Somália, incluindo a interdição marítima para impor um embargo às importações ilícitas de armas e a proibição de exportação de carvão.

O projeto de resolução, que também renova o mandato do Painel de Peritos da Somália até 15 de dezembro de 2023, foi aprovado com 11 votos a favor e quatro abstenções, da China, Rússia, Gana e Gabão.

Por outro lado, o Governo da Somália há muito que pede o levantamento do embargo de armas, argumentando que esse embargo restringe a sua capacidade de adquirir as armas necessárias para combater o grupo extremista Al-Shebab.

Recomendadas

Cimeira da NATO: o Ártico é a próxima fronteira

A entrada da Suécia e da Finlândia na NATO, um dos temas centrais da agenda da cimeira da Roménia, transforma o Ártico numa nova zona de conflito potencial. A Rússia lembrou esse perigo, que Jens Stoltenberg conhece bem.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quarta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta quarta-feira.

Morreu Jiang Zemin, ex-presidente e um dos construtores da China moderna

Foi um dos obreiros do crescimento económico da China e pretendeu construir um relacionamento estável com os Estados Unidos. Queria uma China a “entrar no mundo”.
Comentários