O Conselho Regional de Lisboa (CRLisboa) lançou uma nova plataforma para apoiar a tramitação de processos jurídicos, chamada Balcão Online.
Nesta primeira fase, o Balcão Online irá integrar os processos de Gestão da Correspondência, da Secção de Combate à Procuradoria Ilícita e relacionados com o Segredo Profissional, diz a entidade em comunicado.
“Existem ainda diversas funcionalidades disponíveis permitem aos colaboradores a tramitação dos processos, entre as quais: a gestão e execução de tarefas, o preenchimento e manutenção de registos de cada tarefa, a gestão dos documentos do processo, e a movimentação, o historial e as notificações dos mesmos”.
“Esta aplicação faz parte da aposta na digitalização da entidade e pretende simplificar a relação e a comunicação entre advogados e o público em geral”, lê-se no comunicado.
A primeira funcionalidade disponível no Balcão Online, é a “participação pela prática de atos de Procuradoria Ilícita”.
O objetivo é agilizar a denúncia destes atos através de um formulário online acessível, podendo o cidadão preenchê-lo em qualquer dispositivo eletrónico, seja no computador, tablet ou no telemóvel, explica o CR Lisboa.
“Esta ferramenta surge num momento em que o CRLisboa apela e sensibiliza os cidadãos para as consequências da mudança dos Estatutos da Ordem dos Advogados, através da qual passa a ser possível que a negociação e a cobrança de créditos possam ser realizadas por pessoas não inscritas na Ordem, isto é, por indivíduos que podem fazer ressuscitar a tenebrosa figura do Cobrador do Fraque — tal como sugerido pela campanha divulgada nas redes sociais do CRlisboa (Instagram, Facebook e LinkedIn)”, avança a nota.
Com o lançamento desta plataforma, o CRLisboa afirma a sua aposta na digitalização e desmaterialização dos processos físicos, ao mesmo tempo que celebra o seu 97.º aniversário, evidenciando ainda a importância e o desempenho de excelência que têm vindo a desenvolver ao longo do seu percurso e na vida dos cidadãos”, conclui.