[weglot_switcher]

Conservadores vencem eleições na Eslováquia

Os eslovacos optaram por uma mudança, dando a vitória ao partido Pessoas Comuns e Personalidades Independentes. O primeiro-ministro Peter Pellegrini reconheceu a derrota da Direção Social-democracia (Smer-SD), que lidera.
1 Março 2020, 10h46

Os resultados preliminares das eleições parlamentares de sábado mostram uma mudança na Eslováquia. Com os votos de cerca de 75% das quase 6.000 assembleias de voto contados pelo Departamento de Estatística no início de domingo, o partido conservador assegurou 24,8% dos votos, o correspondente a 52 dos 150 assentos do parlamento.

“Parabéns ao vencedor”, disse o primeiro-ministro Pellegrini à imprensa esta madrugada, avisando que o “bom marketing” de Matovic o ajudou a chegar ao poder, mas “não é suficiente para governar”.

Os eslovacos optaram por uma mudança nas eleições legislativas, em que o triunfo do partido da oposição OLaNO, do populista conservador Igor Matovic, e a queda do SMER social-democrata, até então hegemónico, deixa o parlamento muito fragmentado.

“Com os partidos da oposição democrática, tentaremos criar o melhor Governo que a Eslováquia já teve”, disse Matovic logo após conhecer os resultados das primeiras sondagens.

O que parece claro é que a Eslováquia enfrenta uma difícil formação de Governo, dada a grande fragmentação de um parlamento com oito partidos e que inclui dois da extrema direita.

O desafio para Matovic será forjar uma aliança com formações liberais como a Liberdade e Solidariedade (SaS) ou a coligação eslovaca Progressive-United (PS-S), uma tarefa difícil, dadas as muitas divergências e atritos que permaneceram entre essas forças que se tornaram claras na campanha eleitoral.

O conservador Igor Matovic é um empresário do setor dos ‘media’ que conseguiu monopolizar a votação de protesto com o compromisso de avançar com medidas anticorrupção e, assim, terminar com duas décadas de hegemonia social-democrata nas urnas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.