O delegado do governo espanhol na Galiza, José Miñones, anunciou na quarta-feira que a região vai investir 32 milhões de euros de fundos comunitários em projetos de hidrogénio verde. A maior fatia deste valor – 24 milhões – será atribuído ao projeto na localidade de As Pontes, fruto do consórcio entre a EDP e a empresa galega Reganosa.
Este é o primeiro projeto considerado de “interesse estratégico” pela região, já que segundo as duas empresas deverá criar 60 novos postos de trabalho diretos e outros 2.500 indiretos.
A EDP e a Reganosa estimam que será necessário investir 156 milhões de euros no projeto, que numa fase inicial terá 20 megawatts de potência. Quando concluído, deverá chegar aos 100 megawatts.
Do restante valor, 5,2 milhões de euros vão para o projeto Green Umia, uma central de metanol verde projetada pela Iberdrola e pela Foresa. Outros 2,5 milhões estão destinados a outra empreitada em Porto de Vigo.
Em declarações ao jornal espanhol ‘Economia Digital’, Miñones destacou as empresas envolvidas nestes projetos “pelo excelente trabalho e visão de futuro” e sublinhou que as centrais serão “estratégicas” para a região.
“É mais um exemplo de que o governo de Espanha e o presidente Pedro Sánchez acreditam no presente e no futuro destas regiões”, diz o delegado do governo. “Nós demonstramos isso não só com palavras, mas com ações, como este investimento importante”.