[weglot_switcher]

Consórcio de espanhóis ganha empreitada para linha férrea entre Évora e Freixo

Empreitada foi consignada hoje, dia 21 de janeiro, pela IP, à Comsa e à Constructora San José. Vale 46,6 milhões de euros e respeita à construção de 20,5 quilómetros de linha ferroviária nova para ligação a Espanha.
21 Janeiro 2020, 20h12

A IP – Infraestruturas de Portugal procedeu hoje, dia 21 de janeiro, ao início da tarde, à assinatura do auto de consignação da empreitada a um consórcio de empresas espanholas a construção de um novo troço ferroviário com 20,5 quilómetros de extensão entre Évora Norte e Freixo, que integra o futuro Corredor Internacional Sul.

A construtora espanhola Comsa, mais a sua participada portuguesa Fergrupo, associadas a outra construtora do país vizinho, a Constructora San José, formaram o consórcio que ganhou este concurso, no valor de 46,6 milhões de euros.

A IP assinala que esta intervenção insere-se no âmbito do programa de modernização da rede ferroviária nacional, Ferrovia 2020.

A empreitada tem um prazo de execução de 540 dias, ou seja, se tudo correr bem, a obra deverá estar concluída no início do segundo semestre de 2021.

A obra contempla, entre outros trabalhos, a criação de nova plataforma de via férrea, numa extensão de 20,5 quilómetros; execução de uma estação técnica, construção de 13 obras de arte correntes (oito passagens superiores; três passagens inferiores e duas passagens agrícolas).

Esta empreitada compreende ainda a construção de seis obras de arte especiais, ou seja, pontes ferroviárias: ponte sobre a ribeira do Freixo, com 284 metros de extensão, ponte de Machede, com 119 metros; ponte das Bicas, com 220 metros; ponte da Pardiela, com 358 metros; ponte da Palheta, com 575 metros de extensão; e ponte do Freixo, com 180 metros de extensão

“A nova plataforma de via férrea e as obras de arte estarão preparadas para uma futura duplicação da via”, garante a IP, em comunicado.

Nesse mesmo documento, a gestora da rede ferroviária nacional adianta que, “com o início da empreitada de construção do troço entre Évora Norte e Freixo, estão já em desenvolvimento as três empreitadas de construção da nova linha de Évora o que, no seu conjunto, representa a criação de 80 quilómetros de plataforma de via férrea integralmente nova”.

“O novo troço fará a ligação à linha do Leste, e é constituído pelos subtroços Évora Norte/Freixo (20,5 quilómetros), Freixo/Alandroal (20,5 quilómetros) e Alandroal/Elvas – Linha do Leste (38,5 quilómetros”, destaca a IP.

“O presente contrato será objeto de apoio da União Europeia através do programa ‘Connecting Europe Facility (CEF), ao abrigo de contrato de cofinanciamento com uma comparticipação de 40%”, conclui o comunicado da IP.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.