[weglot_switcher]

Consumidores gastaram 86,9 mil milhões de euros nas promoções da Black Friday e Cyber Monday

Devido ao confinamento, as marcas também apostaram mais no marketing, registando-se um aumento de 156% no envio de mensagens aos consumidores para chamar a atenção para as promoções. 
  • Andy Rain/EPA/Lusa
11 Dezembro 2020, 12h49

Os consumidores gastaram um total de 86,9 mil milhões de euros durante a Black Friday e a Cyber Monday, a nível global, avança um relatório da multinacional Salesforce. De acordo com a empresa tecnológica de customer relationship management, a Black Friday registou um aumento de 30% e a Cyber Monday de 18% em comparação com os valores registados no ano passado.

Com os dois eventos o mais digitais possíveis devido à pandemia, de forma a evitar concentrações nas lojas, a Black Friday registou níveis históricos desde que foi criada, atingindo vendas de 51,3 mil milhões de euros. Neste dia os consumidores de todo o mundo gastaram uma média de 87 euros e obtiveram descontos na ordem dos 26%.

Entre as categorias que recolheram mais encomendas encontra-se a alimentação e bebidas, com um aumento de 114% face a 2019, seguindo com um aumento de 64% na decoração e de 44% na saúde e bem-estar, realça o estudo. Devido ao confinamento, as marcas também apostaram mais no marketing, registando-se um aumento de 156% no envio de mensagens aos consumidores para chamar a atenção para as promoções.

Apesar de ter sido um crescimento menor, a Cyber Monday não ficou para trás e registou encomendas na ordem dos 35,6 mil milhões de euros a nível global. Em média, os consumidores gastaram 90 euros por compra e tiveram um desconto na ordem dos 29%.

Por sua vez, também a categoria de alimentação e bebidas se situou em primeiro lugar, com um aumento de 65% face ao ano passado, seguindo-se de um crescimento de 42% da saúde e bem-estar e de 36% da decoração.

O relatório vai ainda mais longe e sustenta que nos dias que se seguiram à Cyber Monday, no evento que é conhecido por Cyber Week devido à continuação das promoções, as vendas atingiram um valor total de 223 mil milhões de euros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.