[weglot_switcher]

Consumidores já escolheram: aí estão os produtos mais inovadores de 2018

Todos os anos, o ‘Produto do Ano’ premeia os produtos que se destacam pela inovação, com voto direto dos consumidores.
5 Fevereiro 2018, 13h20

Acabam de ser anunciados os vencedores da edição deste ano do ‘Produto do Ano’. Criada em França em 1987, esta distinção é já atribuída em mais de 35 países de todo o mundo com o mesmo objetivo: guiar os consumidores até aos melhores produtos no mercado e premiar os produtores pela qualidade e inovação.

A cerimónia de entrega de prémios está agendada para as 10:00 do dia 7 de fevereiro, no News Museum, em Sintra, mas antes ainda da sessão, decorrerá uma conferência, dedicada ao tema “Os Millennials e a Inovação”. Na edição deste ano, na qual vão ser premiados os vencedores de 32 categorias, o produto considerado mais inovador foi o colchão Pikolin Smart Pik, que integra um dispositivo inteligente que mede a qualidade do sono, num estudo que revela ainda que as lojas continuam a ser o local de maior contacto com os produtos (62%).

Do estudo base deste prémio, realizado com cerca de seis mil consumidores, importa ainda reter que 89% dos portugueses gostam de experimentar novos produtos, 76% está disposto a pagar mais por um produto novo que o satisfaça e 64% é da opinião que os novos produtos são pouco diferentes dos produtos já existentes. No que diz respeito ao que os consumidores privilegiam em novos produtos, 93% dos inquiridos, na maioria mulheres, destacam a boa relação qualidade/preço, 59% privilegiam produtos que melhorem a saúde e 39%, também sobretudo consumidores do sexo feminino, preferem produtos mais naturais. Ainda neste estudo, foi possível concluir que o principal motivo de não compra de produtos novos poderá ser o preço (31%), seguido da não adequação do produto para o consumidor (15%).

Segundo José Borralho, responsável pelo ‘Produto do Ano’, a comprovar os resultados significativos que são obtidos a cada edição, “está o facto de 90% dos vencedores voltarem a concorrer no ano seguinte”. Todos os anos, são recebidas candidaturas de todos os tipos de bens de grande consumo que apresentem inovação e tenham sido lançados no mercado nos últimos 18 meses.

A votação dos produtos vencedores é efetuada através de um estudo online, representativo para população nacional, realizado pela Netsonda. Confira a listagem completa dos vencedores em 32 categorias aqui.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.