[weglot_switcher]

Continental arrancou hoje com nova fábrica de pneus de 50 milhões em Portugal

Este novo investimento do grupo alemão em Lousado deverá criar cerca de duas centenas de postos de trabalho até 2020.
5 Setembro 2017, 20h39

O grupo alemão Continental arrancou hoje com a produção da sua nova unidade industrial em Lousado, que representou um investimento superior a 50 milhões de euros.

A cerimónia contou com a presença do ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, além do membro do conselho de administração da Continental AG, Nikolai Setzer; da secretária de Estado da Indústria, Ana Teresa Lehmann; e do presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha, entre outros convidados.

Esta nova fábrica marca o regresso da Continental ao mercado agrícola, com a produção de pneus radiais agrícolas, designados ‘Tractor70’ e ‘Tractor85’, e inclui uma unidade de investigação e desenvolvimento.

“Com novos produtos, teremos novos mercados, novos clientes e abrimos as portas a novos desafios”, destacou o presidente do conselho da administração da Continental Mabor, Pedro Carreira, para explicar a importância da nova aposta do grupo em Vila Nova de Famalicão.

Em simultâneo à nova unidade produtiva, foi construído um centro de testes “onde a equipa de I&D [Investigação & Desenvolvimento] local, em estreita colaboração com a equipa de Hanôver, irá testar a qualidade dos pneus produzidos e irá trabalhar na otimização e futuro desenvolvimento de produtos agrícolas”, referiu o mesmo responsável.

Os responsáveis pela administração central do grupo, sediada na Alemanha, voltaram a confirmar que a unidade de Lousado foi escolhida para receber a nova unidade “após a análise às várias fábricas do Grupo Continental devido às excelentes infraestruturas e ao empenho individual dos seus colaboradores”, assinalou Nikolai Setzer, adminisrador da Continental.

De acordo com um comunicado da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, “a boa imagem dos recursos humanos da Continental Mabor foi confirmada com a capacidade evidenciada na construção do novo equipamento inicial que passou do papel para a produção em apenas um ano, apesar da complexidade da obra e das inovações mundiais introduzidas no processo de fabrico”.

“É para mim muito gratificante perceber que a qualificação dos recursos humanos teve um peso determinante no processo de decisão do grupo”, referiu o presidente da Câmara Municipal, deixando a garantia de que a qualificação dos recursos humanos no concelho, através de ensino e formação profissional de qualidade e de vários níveis, incluindo o superior, será cada vez mais uma prioridade em Vila Nova de Famalicão”.

Também o Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, reconheceu a importância dessa mais-valia para o país.: “é extraordinariamente importante verificar que esta empresa está não só a reforçar a sua produção, e produzir e exportar mais, mas a entrar em toda uma nova área de mercado e que decidiu, escolhendo entre as 20 fábricas que tem pelo mundo, a fábrica de Portugal como a que se apresentava com melhores padrões de qualidade, melhores respostas por parte dos trabalhadores e maior flexibilidade”.

Até ao final do ano, a Continental estima produzir um total de 5.000 pneus agrícolas, em 13 medidas diferentes.

Além da produção de pneus agrícolas, a fábrica de Lousado da Continental já produz pneus para veículos ligeiros de passageiros, tendo uma capacidade de produção anual de cerca de 18 milhões de pneus.

Prevê-se que a nova unidade fabril da Continental implica a criação de perto de duas centenas de postos de trabalho diretos até 2020, à medida que vai evoluindo a produção.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.