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Continental estreia novo sistema de travagem para veículos elétricos

Será durante o Salão de Frankfurt que a Continental apresentará o New Wheel Concept, uma inovação que otimiza o sistema de travagem e foi desenhada especificamente para veículos elétricos.
21 Agosto 2017, 16h43

A Continental expandiu o seu portefólio de soluções para veículos elétricos, desenvolvendo o New Wheel Concept, um novo sistema de travagem específico para este tipo de veículos, que será apresentado em setembro, no Salão de Frankfurt de 2017.

O travão do New Wheel Concept envolve o disco de alumínio por dentro, o que faz com que este tenha um diâmetro particularmente grande, beneficiando o desempenho da travagem e, ao mesmo tempo, gera maior quantidade de eletricidade em desaceleração, o que faz aumentar a autonomia do veículo. Ao utilizar um disco anticorrosão, evita-se também a formação de ferrugem, que pode impedir a travagem.

“A mobilidade elétrica precisa de novas soluções também para a tecnologia de travagem”, diz Matthias Matic, diretor da Unidade de Negócio de Sistemas de Travagem Hidráulicos na Continental. “Utilizar os travões convencionais não é muito eficaz nestes casos. O New Wheel Concept cumpre todas as exigências relativamente às travagens de veículos elétricos. Usámos o nosso conhecimento de travagens para desenvolver uma solução que fornece um efeito de travagem consistente e fiável no veículo elétrico”.

Por utilizar maioritariamente alumínio nos seus componentes, o New Wheel Concept reduz o peso da roda e do travão, um dos elementos chave nos veículos elétricos, ao mesmo tempo que facilita a mudança da pastilha do travão e elimina o desgaste do disco.

Repensar a roda
A base do New Wheel Concept é uma nova divisão entre a roda e o eixo. O sistema contempla a estrela da jante em alumínio, permanentemente aparafusada ao cubo da roda, e o aro, aparafusado à estrela. O travão da roda é preso ao suporte da roda e é acoplado a partir do exterior com um disco de travagem, que por sua vez está aparafusado à estrela da jante. O travão interno permite um grande raio de fricção do disco do travão, dado que o espaço disponível na roda é utilizado de forma otimizada.

O desenho desta nova solução facilita ainda a substituição das rodas, mas também outro aspeto positivo: “Dado que o disco de travagem está fixado no exterior e que o travão está preso a partir do interior, o calibrador do travão pode ser concebido de uma forma particularmente leve e rígida. A força é transmitida sobretudo simetricamente para o centro do eixo e isto tem um efeito favorável no desempenho sonoro do travão”, diz Paul Linhoff, Diretor de Brake Pre-Development na Unidade de Negócios de Chassis & Safety da Continental.

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