Convento da Saudação em Montemor-o-Novo alvo de obras de 6,6 milhões de euros a partir de janeiro

O Convento da Saudação, em Montemor-o-Novo, distrito de Évora, vai entrar em obras de reabilitação em janeiro, num investimento de 6,6 milhões de euros, revelou esta quinta-feira à agência Lusa fonte do Ministério da Cultura.

A mesma fonte indicou que a recuperação do imóvel, classificado como Monumento Nacional e que está degradado, vai avançar em duas fases, a primeira de contenção e a segunda de reabilitação.

Segundo a fonte da tutela, as obras de contenção vão envolver uma verba de 1,6 milhões de euros, financiada pelo Fundo de Salvaguarda do Património Cultural, enquanto a reabilitação vai custar cerca de cinco milhões de euros e contará com apoio de fundos comunitários.

A abóbada de uma das salas do Convento da Saudação, onde funciona a associação cultural ‘O Espaço do Tempo’, dirigida pelo coreógrafo Rui Horta, ruiu parcialmente, em outubro, alegadamente devido ao furacão ‘Leslie’.

“Na verdade, a causa próxima foi o furacão, mas isto tem a ver com 18 anos de abandono, desde que nós aqui estamos e com uma chamada de atenção constante para os problemas do Convento da Saudação”, afirmou, na altura, Rui Horta, em declarações à Lusa.

Na semana passada, em Évora, a ministra da Cultura, Graça Fonseca, disse que estavam “identificadas as necessidades de intervenção” e que já existe “um acordo entre o Estado e o município para o início da intervenção”.

“Há uma primeira intervenção, que vai permitir escorar e, portanto, conter o edifício para que, depois, possa ser feita a intervenção de reabilitação geral do edifico”, referiu, indicando que a obra iria “iniciar-se previsivelmente em janeiro”.

A responsável pela pasta da Cultura assinalou que a primeira fase dos trabalhos “durará cerca de um ano” e que, depois, “está previsto, [em colaboração] com o município de Montemor-o-Novo, iniciar-se a obra de reabilitação do convento”.

A “luz ao fundo do túnel” para a recuperação do Convento da Saudação, do século XVI, que aguarda há anos obras de reabilitação, surgiu com a assinatura, em agosto, do auto de cedência de utilização do edifício entre a Direção-Geral do Tesouro e a Câmara de Montemor-o-Novo.

O acordo estabelecido com o Estado, válido por 39 anos, podendo ser renovado, explicou, na altura, o município, “tem por finalidade exclusiva a recuperação deste imóvel tendo em vista a sua aplicação a fins culturais”.

O Convento de Nossa Senhora da Saudação pertenceu à Ordem Dominicana e acolheu sempre grande número de religiosas, até que, no século XIX, foi ocupado pelo Estado, que aí instalou um asilo (permaneceu até aos anos 60 do século XX).

Recomendadas

Novas tabelas do IRS de julho mostram taxa efetiva de imposto

As tabelas com o novo modelo de retenção na fonte do IRS que chegam em 1 de julho têm uma coluna com a taxa efetiva da retenção mensal contemplando uma parcela a abater de valor fixo por dependente.

IRS. Novas tabelas isentam de imposto salários e pensões até 762 euros (com áudio)

O valor a partir do qual os salários e pensões fazem retenção de IRS aumenta em janeiro para 762 euros, segundo as novas tabelas que serão hoje publicadas para vigorar até à entrada do novo modelo de retenção, em julho.

Topo da Agenda: o que não pode perder nos mercados e na economia esta semana

A semana arranca com o embargo ao petróleo russo e com dados sectoriais vindos dos Estados Unidos, mas pelo meio há decisões importantes a ser tomadas na Austrália. Já na Zona Euro, saberemos como está o emprego e o PIB a evoluir no terceiro trimestre.
Comentários