Cooperação entre a Universidade da Madeira e a China em destaque na conferência “Portugal-China Scientific Research Cooperation”

Este evento visa reunir investigadores portugueses e chineses, das mais variadas áreas científicas, com o intuito de apresentar o trabalho conjunto e abordar as relações sino-portuguesas particularmente no que diz respeito ao ensino superior e à investigação científica, desde o seu desenvolvimento inicial até às tendências atuais.

Campus da Universidade da Madeira, Penteada, Funchal

O programa da conferência “Portugal-China Scientific Research Cooperation”, que vai realizar-se nos dias 6 e 7 de dezembro, no Centro Científico e Cultural de Macau em Lisboa e através da plataforma zoom, vai dedicar um painel de discussão à cooperação entre a Universidade da Madeira (UMa)/Centro de Química da Madeira (CQM) e a China.

O painel, intitulado “Cooperation on Chemistry, new material and Nanotechnology”, está marcado para as 11h do dia 6 dezembro e vai contar com as intervenções do Reitor da UMa, Sílvio Moreira Fernandes, do Coordenador do CQM, João Rodrigues, e da bolseira de investigação do CQM Carla Alves. Vai contar, também, com as intervenções do antigo investigador do CQM Yulin Li, do docente da Donghua University e da UMa Xiangyang Shi; e do Diretor do Institute of Biomedical Macromolecule e Investigador no Belt and Road Joint Lab on Advanced Materials da Universidade de Zhejiang, Ji Jian.

A cooperação institucional entre a UMa/CQM e a China, mais especificamente com a Universidade de Donghua foi reforçada em 2010, com a entrega da Cátedra em Nanotecnologias, a qual permitiu atrair especialistas internacionais, através de projetos de investigação e desenvolvimento, para a instituição de ensino superior madeirense.

A conferência “Portugal-China Scientific Research Cooperation” é organizada pela Associação Amigos da Nova Rota da Seda e a Associação em Macau para a Cooperação Científica entre a China e os Países de Língua Portuguesa, com a colaboração da Fundação Jorge Álvares, do Centro Científico e Cultural de Macau e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

A sessão de abertura da conferência está agendada para as 09h30 do dia 6 de dezembro, e vai contar com a presença do Embaixador da República Popular da China em Lisboa, Zhao Bentang, e do Secretário de Estado Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira

Recomendadas

BE acusa António Costa de dar milhões à Galp em vez da lição que prometeu

O deputado do BE Nelson Peralta acusou o primeiro-ministro de ter prometido uma “lição exemplar” à Galp e não a ter dado, estando sim a preparar-se para lhe dar milhões para descontaminar solos da refinaria de Matosinhos.

Professores e pessoal não docente do ensino superior podem fazer dose de reforço este fim de semana

Segundo a Direção-Geral da Saúde, a comunidade académica poderá deslocar-se este sábado e domingo aos Centros de Vacinação, para ser vacinada em modalidade de Casa Aberta com senha digital.

Portugal regista 33 mortos por Covid-19 nas últimas 24 horas e 1.733 internados

Segundo o boletim epidemiológico divulgado este sábado, 15 de janeiro, Portugal regista hoje mais 38.136 novos casos de infeções do que ontem.
Comentários