PremiumCOP27: economia fica sempre à frente dos interesses do planeta

A guerra, a inflação, os preços das energias tornaram a opção pela produção sustentável um luxo a que as economias não se podem dar. A guerra das Nações Unidas terá de ficar para mais tarde.

Apesar de todas as promessas e dos aparentes desenvolvimentos que cada conferência das Nações Unidas sobre alterações climáticas alavancam – a última, a COP27, fechou há dias – o certo é que os interesses económicos e a solvência das empresas está sempre à frente dos interesses gerais, que se confundem com a sobrevivência do sistema ecológico planetário.

Para isso apontam os testemunhos dos três responsáveis – os investigadores Aureliano Malheiro e Teresa Ponce de Leão e o dirigente da Dourogás Joaquim Sá – que participaram em mais um debate do ciclo Projetor 2030, uma iniciativa promovida pela Associação Comercial do Porto (ACP) para debater a execução do próximo quadro comunitário de apoio e de que o Jornal Económico é media partner.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Recomendadas

Pelo menos 238 mil pessoas morreram devido à poluição do ar em 2020, revela relatório

A poluição do ar provocou a morte de, pelo menos, 238 mil pessoas na União Europeia (UE), em 2020, mais do que no ano anterior, segundo um relatório da Agência Europeia do Ambiente (EEA, na sigla em inglês), hoje divulgado.

Negociadores chegam a acordo sobre fundo climático na COP27

A revelação foi feita pelo ministro do Ambiente das Maldivas, este sábado, 19 de novembro Sharm El-Sheikh, Egito, no Egito. “Há um acordo sobre perdas e danos”, afirmou Aminath Shauna à Associated Press.

Socióloga contra decisão do diretor da FLUL: “chamar a polícia, numa universidade, é a última coisa que se pode fazer”

Luísa Schmidt critica a opção do diretor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa por ter solicitado a intervenção da PSP que deteve quatro ativistas que participavam numa ação de ocupação da Faculdade em luta pelo clima.
Comentários