[weglot_switcher]

Corbyn prepara “modelo alternativo de apropriação” para nacionalizar o setor da energia

O líder do Partido Trabalhista britânico pode ter encontrado uma forma de dar cumprimento à sua promessa de nacionalizar o setor da energia, sem ter de gastar milhões para o fazer.
14 Fevereiro 2018, 12h53

O líder do Partido Trabalhista britânico, Jeremy Corbyn, pode ter encontrado uma forma de dar cumprimento à sua promessa de nacionalizar o sector da energia, sem ter de gastar milhões para o fazer. Corbyn diz estar a preparar um “modelo alternativo de apropriação”, embora não revele pormenores, para terminar com as taxas excessivas na energia.

A ideia de nacionalizar o setor energético, como o Partido Trabalhista proponha inicialmente, foi duramente criticada por ser demasiado cara. Com a popularidade em queda, Jeremy Corbyn afirma agora que está a trabalhar numa forma alternativa de conseguir uma significativa redução dos preços cobrados aos consumidores.

“Vai ser complicado, mas existem maneiras para o fazer”, afirma Keric Morris, da consultora Oliver Wyman, salientando que “não é impossível”.

O Centro de Estudos Políticos estima que a compra dos ‘Big Six’ [as principais empresas de distribuição de energia] e da multinacional National Grid teria um custo de mais de 124 mil milhões de libras (cerca de 140 mil milhões de euros). O custo subiria para 185 mil milhões de libras (mais de 208 mil milhões de euros), caso a indústria de energia fosse nacionalizada.

Rachel Reeves, deputada do Partido Trabalhista britânico, indica que “é necessário impor um limite máximo para preço da energia e o Governo deve agir com urgência para garantir que este possa proteger os clientes no próximo inverno”.

“As empresas de energia do ‘Big Six’ podem lamentar e lutar contra a introdução de um limite nos preços, mas o que é certo é que estes estão a sobrecarregar os clientes há anos e os recentes esforços fracassados para retirar os consumidores dessas tarifas só servem para comprovar a necessidade dessa intervenção”, explica a deputada trabalhista.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.