Coreia do Norte diz que resolução da ONU sofre direitos humanos é “provocação grave”

A Coreia do Norte diz que a condenação, por parte da ONU, do país por violação sistemática dos direitos humanos é capaz de dificultar as negociações de paz na península.

A Coreia do Norte diz estar conta a resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) que condenou o país por violação sistemática dos direitos humanos, considerando-a uma provocação grave e capaz de dificultar os esforços de paz na península.

Na semana passada, a ONU condenou a Coreia do Norte “pela violação sistemática e generalizada dos direitos humanos” e por desviar recursos para armas nucleares e mísseis em vez de cuidar do bem-estar da população.

O país, dominado há três gerações pela dinastia Kim, foi acusado pelas Nações Unidas de abusos sistemáticos, incluindo tortura, violação e execuções extrajudiciais. Rússia, China, Cuba e Venezuela mantiveram-se à margem da votação.

Há 14 anos que as Nações Unidas adotam tais resoluções, mas a Coreia do Norte continua a negar categoricamente qualquer violação dos direitos humanos, acusando a ONU de querer difamar o regime.

O jornal norte-coreano Rodong, o principal diário norte-coreano, descreveu o último texto como uma “grave provocação política e uma tentativa viciosa de manchar a reputação internacional da Coreia do Norte”.

“A má intenção dos Estados Unidos em se pronunciar sobre a questão inexistente dos direitos humanos é ampliar o escopo das sanções e pressões e fortalecê-las”, pode ler-se no jornal.

Rodong ataca também a Coreia do Sul pelo seu apoio ao texto, “sem reflexão”, que “manchará a atmosfera de melhoria das relações Norte/Sul”.

Os Estados Unidos pretendiam uma reunião do Conselho de Segurança da ONU sobre os direitos humanos na Coreia do Norte, mas recuaram no início de dezembro, por não estarem seguros quanto ao apoio dos seus parceiros.

Recomendadas

Rússia apoderou-se formalmente da central nuclear de Zaporijia

A central de Zaporijia, a maior central nuclear da Europa, está nas mãos das tropas russas desde o início de março.

Primeira-ministra dinamarquesa convoca eleições antecipadas para novembro

O Partido Social Liberal, uma das formações que dá maioria ao Governo social-democrata, tinha ameaçado Frederiksen com uma moção de censura se não convocasse eleições, após apresentar em junho um relatório crítico sobre a gestão feita pelo executivo em relação ao abate de milhões de visons, devido a uma mutação do coronavírus.

Prémio Nobel da Química para 3 cientistas responsáveis química ‘bioorthogonal’

O termo química ‘bioorthogonal’ refere-se a qualquer reação química que pode ocorrer dentro de sistemas vivos sem interferir nos processos bioquímicos nativos. O termo foi cunhado por Carolyn R. Bertozzi em 2003.
Comentários