[weglot_switcher]

Coreia do Norte: inspetores deverão ser autorizados a visitar local de testes nucleares

O chefe da diplomacia norte-americano, Mike Pompeo, anunciou hoje que os inspetores internacionais serão autorizados a visitar o local dos testes nucleares desmantelado por Pyongyang após um encontro com Kim Jong-un.
  • KCNA/via REUTERS
8 Outubro 2018, 09h54

O secretário de Estado dos Estados Unidos encontrou-se com o líder norte-coreano no domingo, na capital norte-coreana com o objetivo de relançar as negociações de desnuclearização e depois de um encontro histórico em junho entre o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e Kim Jong un.

“O Presidente Kim disse que estava pronto para permitir que eles regressassem ao local de testes nucleares de Punggye-ri”, disse Pompeo.

A Coreia do Norte desmantelou este local subterrâneo em maio, mas ainda não tinha permitido o acesso de observadores internacionais para verificar se estava efetivamente inoperante.

O local incluía vários túneis escavados sob uma montanha de granito de 2.000 metros de altura no norte de Hamqyong, uma província do nordeste da fronteira com a China.

Esta é a quarta viagem do secretário de Estado norte-americano à Coreia do Norte enquanto parece tomar forma um acordo entre os dois países.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.