[weglot_switcher]

Coreia do Norte: Kim Jong-un admite que plano económico foi um fracasso

Apesar de assumir as falhas do seu plano económico, o líder norte-coreano afirma que a Coreia do Norte deve “promover e expandir ainda mais os sucessos e vitórias” que já alcançou.
6 Janeiro 2021, 14h19

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, assumiu que as suas políticas económicas falharam em grande parte e prometeu evitar a repetição das “dolorosas lições” do passado, segundo conta o “The Guardian” esta quarta-feira, 6 de janeiro.

Kim Jong-un explicou ao conselho do Partido dos Trabalhadores da Coreia que o seu plano económico de cinco anos falhou no alcançar dos seus objetivos “em quase todas as áreas, em grande medida”.

Apesar de assumir as falhas, o dirigente norte-coreano apontou que o país deve “promover e expandir ainda mais os sucessos e vitórias que alcançamos através dos nossos esforços meticulosos, mas impedir que as lições dolorosas se repitam”.

Kim tentou acelerar o crescimento económico e aumentar o fornecimento de eletricidade, mas as agências da ONU relataram uma escassez de energia e alimentos, exacerbada por sanções, a pandemia do coronavírus e inundações severas, segundo a “Reuters”.

Enquanto consolida o poder com uma série de provocações militares, o líder da Coreia do Norte tenta construir uma persona de “homem do povo”. Em outubro emocionou-se ao agradecer às pessoas pelos seus sacrifícios num desfile militar.

O oitavo congresso do Partido dos Trabalhadores da Coreia começou na terça-feira em Pyongyang na presença de sete mil delegados e participantes, que não usaram máscara. Este raro encontro político, que decorreu pela última vez em 2016, atraiu a atenção internacional, já que o líder norte-coreano deverá revelar o plano económico para os próximos cinco anos e falar sobre política externa.

O encontro decorre apenas duas semanas antes da tomada de posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.