Coreia do Norte simula ataque aos EUA na televisão

As imagens terão sido transmitidas durante as comemorações dos 105 anos do nascimento de Kim Il-sung.

A Coreia do Norte transmitiu na televisão a recriação de um ataque com mísseis a uma cidade dos Estados Unidos, no passado domingo, durante uma cerimónia em Pyongyang, segundo anunciou o canal de televisão estatal norte-coreana. Em plena escalada de tensão na península coreana, as imagens foram exibidas num auditório da capital, no âmbito das comemorações do 105.º aniversário do fundador do país, Kim Il-sung, disse a KCTV, citada pela Lusa.

As imagens mostraram um míssil balístico disparado pela Coreia do Norte capaz de cruzar o Oceano Pacífico e atingir uma cidade não identificada nos EUA. Depois da explosão, aparecia uma bandeira norte-americana em chamas com uma imagem do que parecia ser um cemitério. A KCTV indicou que a projeção acompanhou a atuação de um coro, no domingo, durante uma cerimónia dos 105 anos do nascimento de Kim Il-sung.

O coro entoou uma canção recém-composta em honra das unidades de artilharia Hwasong, responsáveis pelos vários lançamentos de mísseis de curto e médio alcance norte-coreanos. A tensão na península coreana aumentou nas últimas semanas depois de alusões de Washington a um ataque preventivo contra Pyongyang, em resposta aos contínuos testes de armamento. O último teste decorreu no passado domingo, quando a Coreia do Norte lançou sem êxito um alegado míssil de médio alcance.

Relacionadas

Mike Pence avisa Coreia do Norte que acabou a paciência

O vice-presidente dos EUA está na Coreia do Sul e vai estar esta segunda-feira com o presidente Hwang Kyo-ahn para debater o programa nuclear de Pyongyang e o controverso sistema de defesa antimísseis norte-americano, denominado THAAD.

Como é que a Coreia do Norte paga o sofisticado programa militar?

O país de Kim Jong-un é um dos mais pobres do mundo com um PIB per capita igual ao do Haiti.

Perfil: O líder da Coreia do Norte adora basquetebol e é fã de rato Mickey

Fã do Rato Mickey, videojogos e basquetebol, Kim Jong-Un, um dos mais jovens Chefe de Estado do mundo, volta a estar no centro das atenções.
Recomendadas

“Surpreende-me a insensibilidade social de muitas medidas do Governo”. Margarida Balseiro Lopes em “Discurso Direto”

Discurso Direto é um programa do Novo Semanário e do Jornal Económico onde todas as semanas são entrevistados os protagonistas da política, da economia, da cultura e do desporto. Veja a entrevista a Margarida Balseiro Lopes, uma das vice-presidentes do PSD.

“Falar Direito”. “Renegociação? Medida deveria abranger outro tipo de créditos mais onerosos”

Na última edição do programa da plataforma multimédia JE TV, advogado Francisco Barona, sócio do departamento financeiro e governance da Sérvulo, considerou que o diploma referente à renegociação do crédito à habitação deveria ser mais abrangente, tendo em conta a contração de outros créditos mais onerosos.

“A Arte da Guerra”. “O Qatar acabou por ser vítima da sua própria ambição”

Poderão os protestos relativos ao Qatar ser uma alavanca no sentido da mudança da estrutura da sociedade do país? O primeiro mundial jogado no Médio Oriente colocou todas contradições deste pequeno país debaixo do foco internacional. Veja a análise de Francisco Seixas da Costa no programa da plataforma multimédia JE TV.
Comentários