[weglot_switcher]

Coreia do Norte volta a disparar míssil balístico

O presidente norte-americano, Donald Trump, respondeu na rede social Twitter: “Este tipo não tem nada melhor para fazer com a sua vida?”
4 Julho 2017, 08h09

A Coreia do Norte lançou um míssil balístico [“Hwasong-14”] de alcance intermédio esta terça-feira (4), confirmaram as autoridades sul-coreanas e norte-americanas esta madrugada. O míssil voou 930 quilómetros (580 milhas) antes de pousar na Zona Económica Exclusiva do Japão (ZEE), segundo a agência Reuters.

O Comando do Pacífico dos Estados Unidos da América deu indicações de que detetou e identificou o “lançamento de um único míssil balístico” durante 37 minutos perto de um aeródromo em Panghyon, a cerca de 100 km (60 milhas) a noroeste de Pyongyang, refere a agência.

O lançamento deste dispositivo acontece apenas três dias antes da cimeira do G20, onde os dirigentes mundiais deverão discutir medidas para controlar os programas de armamento de Pyongyang.  Na sequência dos acontecimentos desta manhã, Tóquio condenou a ação norte-coreana e caracterizou-a de uma clara violação das resoluções da Organização das Nações Unidas (ONU). De acordo com o ministro da Defesa japonês, o míssil atingiu uma altitude superior a 2,5 quilómetros.

O país liderado por  Kim Jong-un informou fez um comunicado esta terça-feira às 15h30 (hora local) sobre o assunto. Através de uma transmissão na televisão especial, os meios de comunicação estatais norte-coreanos afirmaram que o país “testou com sucesso um míssil balístico intercontinental”. O presidente norte-americano, Donald Trump, respondeu ao sucedido na rede social Twitter: “Este tipo não tem nada melhor para fazer com a sua vida?”

Recentemente, Donald Trump lançou um aviso à Coreia do Norte, afirmando que “o nosso objetivo é a paz, a segurança e a estabilidade na região” e que “os Estados Unidos defender-se-ão sempre e nós defenderemos sempre os nossos aliados”. “Juntos enfrentamos a ameaça do regime perigoso e brutal da Coreia do Norte. Os programas nucleares balísticos desse regime exigem uma resposta determinada”, enfatizou.

A próxima reunião do G20 realiza-se na próxima sexta-feira e no sábado, 7 e 8 de junho, em Hamburgo. A Alemanha ocupa desde dezembro do ano passado, pela terceira vez, a presidência desta cimeira de líderes mundiais.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.