[weglot_switcher]

Coreia do Sul diz que Kim Jong-un está “vivo e de boa saúde” e pede cautela nas leituras sobre Coreia do Norte

De acordo com a Reuters, os responsáveis políticos da Coreia do Sul terão a informação de que Kim Jong-un não toma decisões políticas desde o dia 11 de abril. Contudo, garantem que informações sobre um estado de saúde debilitado não são se comprovam.
27 Abril 2020, 10h42

O governo da Coreia do Sul salientou que não observou movimentos anormais na vizinha Coreia do Norte e alertou, por isso, contra os relatados de que o chefe de Estado norte-coreano, Kim Jong-un, poderia ou estar doente ou isolado com a saúde debilitada por causa de uma operação cardiovascular ou devido à Covid-19.

No domingo, o ministro da Unificação sul-coreano, Kim Yeon-chul, que supervisiona o reatar das relações com a Coreia do Norte, citado pela Reuters, disse que o governo está em condições de afirmar com confiança que não há indícios de algo incomum no país vizinho.

As autoridades sul-coreanas consideram, por isso, que o líder da Coreia do Norte está “vivo e de boa saúde”, minimizando a seriedade dos rumores sobre a condição de Kim Jong-un.

“A posição do nosso Governo é firme”, dissera conselheiro especial do Presidente sul-coreano em segurança nacional, Moon Chung-in, à emissora de televisão norte-americana CNN, no domingo. O conselheiro acrescentou ainda que o líder norte-coreano está hospedado desde 13 de abril em Wonsan, um resort à beira-mar no leste do país. “Nenhuma ação suspeita foi detetada até agora”, reforçou.

Kim Jong-un faltou às celebrações do feriado nacional relativo ao aniversário do nascimento do avô Kim Il-sung, primeiro chefe de Estado da República Popular da Coreia do Norte e um dos fundadores do atual regime naquele país, no dia 15 de abril.

Desde aí, as dúvidas sobre o paradeiro e condição de saúde de Kim Jong-un tem suscitado rumores e especulações. A comunicação social, ainda, avançou que Kim poderia teria sido submetido a uma intervenção cirúrgica ao coração, ou poderia encontrar-se em isolamento devido à Covid-19.

As dúvidas dissiparam-se sobre a eventual operação cardiovascular, depois de o ministro da Unificação sul-coreano ter afirmado que o hospital mencionado pelas notícias não teria equipamento para realizar uma cirurgia ao coração.

Relativamente à pandemia da Covid-19, que chegou a ser apontada como motivo da ausência de Kim Jong-un, as informações que existem é de que a Coreia do Norte garantiu não ter casos confirmados de infeções pelo novo coronavírus.

De acordo com a Reuters, responsáveis políticos da Coreia do Sul  terão a informação de que Kim Jong-un não toma decisões políticas desde o dia 11 de abril.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.