[weglot_switcher]

Coreia do Sul e Samsung unem-se para produzir componentes tecnológicas

Seul pretende atingir a autossuficiência na produção destes componentes, dada a pressão vinda do Japão, que abastece a maior parte deste mercado.
14 Setembro 2020, 15h47

A Coreia do Sul juntou esforços com a sua empresa de proa, a Samsung, para o desenvolvimento de chips e outro material altamente tecnológico em território coreano, reporta a Reuters. A decisão surge depois da imposição, em 2019, de restrições nas exportações japonesas de material tecnológico.

A Coreia do Sul pretende assim atingir a autossuficiência neste aspeto, especialmente dadas as tensões EUA-China e a situação pandémica, enquanto que a Samsung pretende investir em empresas que necessitem de cooperação para desenvolver chips de última geração, como explica a Reuters.

O mais recente investimento neste sentido foi de 84 milhões de euros em dois produtores locais de componentes de chips e material de teste, um mercado no qual os japoneses dominam. Aliás, este domínio leva alguns analistas a questionarem a estratégia coreana de competição num mercado tão dominado pelos nipónicos.

Assim, a Coreia do Sul terá ainda um longo caminho a percorrer. De acordo com o Instituto de Comércio Internacional do país, citado pela Reuters, dos 100 itens mais importados do Japão, 14 são material para o fabrico de semicondutores sem qualquer restrição em vigor, pelo que Tóquio tem ainda margem de manobra para sufocar os desenvolvimentos industriais coreanos no setor.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.