[weglot_switcher]

Coreia do Sul exige libertação imediata do petroleiro detido pelo Irão

A Guarda Revolucionária Islâmica deteve um petroleiro de bandeira sul-coreana, agravando as tensões entre os dois países, que têm experienciado um deteriorar de relações depois do congelamento de bens persas nos bancos do país do Extremo Oriente.
  • Raheb Homavand / Reuters
4 Janeiro 2021, 18h18

O Irão apreendeu um petroleiro de bandeira sul-coreana no Golfo Pérsico, anunciou a agência de notícias estatal da república islâmica esta segunda-feira, por alegadamente poluir aquelas águas com descargas químicas.

O incidente ocorre numa altura em que ambos os países se encontram numa relação tensa, dado o congelamento de bens iranianos relacionados com a exportação de petróleo em bancos sul-coreanos, uma consequência das sanções aplicadas pelos EUA ao gigante persa.

O Governo iraniano alega que este bloqueio o impede de adquirir mantimentos e medicamentos de que precisa urgentemente para combater a pandemia de Covid-19, naquela que é uma das nações mais afetadas do mundo pela doença. O Irão tem também um historial de deter embarcações na região que ostentem bandeiras de países com quem se encontre em tensões diplomáticas.

Na semana passada, o Irão havia já gerado preocupações, ao anunciar que retomaria o enriquecimento de urânio a 20%, uma clara violação do acordo nuclear para o país. Seoul já confirmou a detenção, que foi levada a cabo pela Guarda Revolucionária Islâmica, e exigiu que os tripulantes e o navio fossem libertados no imediato.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.