[weglot_switcher]

Coreia do Sul suspende venda de 83 mil carros da Volkswagen

Em causa estão a falsificação de documentos sobre os níveis de emissões poluentes de 80 modelos da marca alemã.
3 Outubro 2016, 13h45

O governo sul-coreano vai proibir a venda de 83 mil veículos de 80 modelos da marca Volkswagen e deverá avançar com a aplicação de uma multa de 14 milhões de euros à fabricante alemã.

A decisão surge após terem sido encontradas irregularidades no processo de homologação dos veículos, no âmbito da investigação ao escândalo das emissões poluentes. Foram encontradas discordâncias entre os dados fornecidos pelo fabricante e as dimensões, peso ou tipo de motores dos veículos comercializados, mas os modelos não apresentavam peças defeituosas, assegura 0 porta-voz da Volkswagen.

Em conferência de imprensa, o ministro do Ambiente sul-coreano, Hong Dong-Gon, afirmou que “a falsificação de documentos é uma violação grave que mina todo o processo de certificação”, pelo que o processo de homologação dos veículos da Volkswagen será a partir de agora mais rigoroso e completo. “Não se trata apenas de verificar os documentos. Vamos fazer um exame aprofundado que inclui inspeções no local e, se necessário, visitas à sede na Alemanha”, afirmou.

A Volkswagen lamenta a suspensão imposta por Seul e reitera que a Coreia do Sul continua a ser “um mercado muito importante”. “Vamos tentar avançar o mais rapidamente possível no processo de re-homologação”, afirma o porta-voz da marca.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.