Coronavírus: queda de 18% na oferta de voos de longo curso

O modelo de avião Airbus A330-300 foi particularmente afetado por esta epidemia, com uma quebra de oferta disponibilizada na ordem dos 30% no período entre 1 de fevereiro e 2 de março.

Entre 1 de fevereiro de 2019 e 2 de março de 2020, verificou-se uma queda de 18% na oferta voos de longo curso a nível mundial, de acordo com os dados apurados pela consultora especializada OAG Schedules Analyser, a que o Jornal Económico teve acesso.

Na Ásia, um dos piores recuos da indústria da aviação civil está a ocorrer com as companhias aéreas baseadas em Hong Kong, cuja capacidade disponível de voos de longo curso caiu 75% entre 1 de fevereiro do ano passado e 4 de março deste ano, segundo as conclusões apuradas pela OAG Schedules Analyser.

Foi também esta a percentagem da queda da oferta disponibilizada em voos de longo curso por uma das principais companhias aéreas baseadas em Hong Kong, a Cathay Pacific.

No braço da Cathay Pacific para operar no mercado asiático, a Cathay Dragon, a situação está a ser ainda pior, com um corte de 81% no período em análise, tendo esta companhia aérea apenas operado 31 voos neste lapso de tempo.

Entretanto, a utilização de aviões de maiores dimensões (‘widebodies’) duplicou no mercado doméstico norte-americano, em particular no que respeita às três maiores companhias aéreas a operar nos Estados Unidos, a United Airlines, a American Airlines e a Delta Air Lines, no período de 2 de fevereiro de 2019 a 4 de março de 2020.

Neste caso, as três ‘majors’ da aviação civil norte-americana estão a redirecionar a sua oferta de voos delongo curso intercontinentais que forma cancelados devido ao surto do coronavírus, para o mercado interno, muito menos afetado por enquanto.

Em relação aos cinco modelos de avião mais utilizados em todo o mundo para voos de longo curso – Boeing 737-300ER, Boeing 787-9, Airbus A330-300, Airbus A350-900, Boeing 7878-8 – registou-se a referida quebra de capacidade disponibilizada de 18% entre 1 de fevereiro e 2 de março, mas o modelo de avião A330-300 foi particularmente afetado por esta epidemia, com uma quebra de capacidade disponibilizadas nos voos delongo curso a nível internacional na ordem dos 30% no período em análise, uma vez que é um modelo de avião muito utilizado no sudeste Asiático, muito atingido pelo coronavírus.

 

Recomendadas

Workwell lançam WellBeing Games em Portugal para promover o bem-estar no trabalho

A primeira edição dos Wellbeing Games está marcada para o dia 2 de junho, no Estádio Universitário, em Lisboa, é organizada pela Workwell, especialista na implementação de programas e bem-estar nas organizações e tem o apoio oficial do Instituto Português do Desporto e da Juventude, Fundação do Desporto e Associação de Atletas Olímpicos e o apoio da EDP, Xerox, Nestlé, Novo Nordisk, Sport TV e Decathlon.

Acionistas chineses querem spin-off do HSBC Ásia

O acionista minoritário do HSBC, Ken Lui, lidera uma campanha para separar a operação asiática da ocidental do  HSBC (Hong Kong and Shanghai Banking Corporation), oficialmente HSBC Holdings plc, um banco global britânico fundado em 1865 que está cotado na bolsa de Hong Kong,

“O contexto macroeconómico é favorável à inovação”

O sector depara-se com a necessidade de responder ao aumento da competitividade do mercado, que trabalha com prazos cada vez mais apertados e onde a confiança é essencial. Para isso, é necessário inovar, dizem líderes.
Comentários